Yoga para pressão alta


Práticas que ajudam a evitar a hipertensão
 



Se você tem pressão alta ou corre o risco de ter, posturas de Yoga, respiração e meditação podem ser ferramentas poderosas de autocuidado. Vários estudos mostraram que o Yoga pode levar a significativas reduções de pressão, graças à sua habilidade de acalmar o estresse, que pode causar picos de pressão alta e desenvolver a doença em longo prazo.

Pesquisadores da escola de medicina da Universidade da Pensilvânia estão conduzindo um grande estudo de Yoga e outras intervenções de estilo de vida. Se você sofre de pressão alta, seu médico também vai recomendar uma dieta de frutas e vegetais e pouco sódio, e fazer exercícios aeróbicos moderados diariamente.

Se você é uma pessoa intensa, que faz muitas atividades, a prática mais curativa pode ser aquela que o deixa se desfazer. Isso não significa que precisa desistir das aulas de Vinyasa. Tente alternar dias de prática ativa com práticas calmas, e especialmente inclua flexões e respirações lentas e profundas. Comprometa-se com uma sessão restaurativa semanal com postura de relaxamento pelo menos por 5-10 minutos, cultivando a habilidade de soltar a tensão, diminuir a respiração e acalmar a tagarelice da mente.
Carol Krucoff é yogaterapeuta na Carolina do Norte 


Posturas calmantes
Se tem pressão alta, inclua estas posturas em sua rotina

1.    Postura da criança com apoio

Estenda seu tronco em um bolster ou cobertor dobrado. Ajuste para um conforto completo.

2.    Postura da pinça com apoio 
Sente-se em um cobertor dobrado e estenda as pernas à sua frente. Flexione a frente e descanse a testa e os braços flexionados em uma cadeira ou bolster.

3.    Posturas das pernas na parede 
Deite-se no chão com as pernas na parede ou em uma cadeira, braços ao longo do corpo, palmas para cima. Se quiser, coloque uma almofada nos olhos e em cada mão.




Bom Saber
Dormir profundamente doma a pressão sanguínea
Pesquisadores médicos descobriram outra razão para dormir bem. Em estudo recente de três anos, homens que dormiam profundamente com regularidade eram menos propensos a desenvolver pressão alta do que os que tinham sono leve e perturbado.

Por: Carol Krucoff


Asanas para fazer sozinho para não deixar que sua pressão chegue nas alturas



Asanas para fazer sozinho para não deixar que sua pressão chegue nas alturas


Nosso coração bombeia o sangue para todos os órgãos do corpo através das artérias. A pressão arterial é a força que o sangue exerce nas paredes dos vasos sanguíneos. Quanto mais alta essa força, mais alta sua pressão. A pressão arterial normal precisa ser abaixo de 130/85mmHg (conhecida popularmente por 13 por 8). Se ultrapassar esse limite, é considerada pressão alta. Esse problema tem atingido muitas pessoas, especialmente, os homens. 

Apesar de ser mais comum no sexo masculino, as mulheres também sofrem de hipertensão arterial. A falta de exercícios, a obesidade, o estresse e a alimentação desordenada são algumas causas da pressão alta em ambos os sexos. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 40 milhões de brasileiros têm problemas de hipertensão. A grande maioria deles não sabe e só descobre a doença quando tem algum problema cardíaco. Dos que sabem do problema, apenas 10% segue tratamento indicado pelo médico. 

Yoga e o controle da pressão 
Além de praticar exercícios, manter o peso e alimentar-se direito (com alimentos saudáveis e pouco sal), o Yoga também pode ajudar a diminuir a pressão; consegue ver os resultados nos praticantes. 
 O praticante não precisa começar forçando. A evolução deve ser progressiva para não gerar problemas, principalmente lesões. “Osasanas devem ser praticados progressivamente. 
Isso significa começar (na prática diária) com um minuto de permanência e ir aumentando meio minuto por semana ou até um pouco menos, dependendo do caso”, orientou o professor. 

Não é qualquer asana que vai ajudar o hipertenso a abaixar a pressão. Existem alguns que são indicados para o problema. Sandro aponta:

Os melhores para combater a hipertensão são o Sarvangasana e o Halasana. Se o problema já é crônico, pode-se praticar primeiro o Halasana e depois o Sarvangasana”. 

E qual o efeito das posturas sobre o corpo para que a pressão sanguínea diminua? O professor explica: “OSarvangasana é chamado a mãe dos asanas, pois como uma mãe nutre o filho. Essa postura nutre o metabolismo e ajuda não só na hipertensão, mas também a integrar a comunicação e, conseqüentemente, as funções dos sistemas nervoso, glandular endócrino e imunológico. A posição da cabeça é firme nesta postura invertida, devido ao apoio dos ombros, em virtude disso o seu suprimento de sangue é regulado pelo ângulo do queixo e os nervos são acalmados. Este é um poderoso efeito calmante que os que sofrem de hipertensão são beneficiados bem como aqueles que sentem irritabilidade, esgotamento nervoso e insônia. Estes efeitos benéficos tornam o sistema nervoso mais resistente ao stress e sabe-se que o maior causador da hipertensão são os agentes estressantes do dia a dia. Vários destes efeitos destacados noSarvangasana” são também comuns no Halasana”.

Tome cuidado apenas com alguns asanas, pois são contra-indicados para hipertensos. “Todos aqueles que colocam o praticante de yoga com a cabeça para baixo, em especial o Sirsahasana (o pouso sobe a cabeça), não devem ser feitos”.

Veja abaixo a explicação dos dois asanas indicados pelo professor.

Sarvangasana (Pouso sobre os Ombros)
Deite-se de costas no mat. Estenda os braços ao longo do corpo. Dobre os joelhos, deixando os pés próximos aos ísquios. Pressione as mãos no chão e tire os pés do chão. Continue levando os pés em direção ao teto, curvando as costas. Inspire, levante o quadril do chão e estique as pernas para cima. Coloque os cotovelos no chão e as mãos nas costas para apoiá-las. Deixe o peso sobre os ombros e não sobre o pescoço. Mantenha-se na postura por algumas respirações.

Halasana (Postura do Arado)
Quando estiver no Sarvangasana, expire e vá levando as pernas para trás. Tente manter seu torso perpendicular ao solo. Estique bem as pernas e coloque os dedos dos pés no chão, ficando dobrado para trás. Tente levar seu quadril mais para cima. Se quiser, pode colocar as mãos no chão. Mantenha a postura por algumas respirações.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro