Saudação ao Sol
"Esta série de gentis movimentos que fluem em sincronia com a respiração yoguica é chamado em sânscrito de SURYA NAMASKARA (saudação ao sol). Essa seqüência de exercícios proporciona saúde, bem-estar, flexibilidade, concentra a mente, equilibra a respiração, estimula glândulas e hormônios e funciona como uma preparação para a prática de ásanas (posturas físicas do yoga), mas não é propriamente definido como um aquecimento. Muito importante durante o exercício manter a consciência na energia de Savitri (deus-sol), a energia da criação que anima seu corpo e todas as criaturas, além da respiração correta que deve ser sussurante (ujjayi pranayama) e a contração da parte inferior do abdômen. Essa saudação deve ser repetida de 6 a 12 vezes e tradicionalmente é praticada pela manhã bem cedo, de frente para o sol. Praticar respeitando os seus limites físicos e observando a importância de realizar essa prática com atenção à respiração. segue mais um pouco sobre a Saudação ao Sol.
O Sūryanamaskār é uma técnica de revitalização solar que tem como objetivo aumentar e fazer fluir dentro de nossos corpos a energia solar, a parte “ha” do Haṭha Yoga, a energia Yang. Pingala nadī, associado ao sistema simpático, é o canal da energia solar. Esta é a nadī que se ativa quando fazemos a saudação ao sol. Quando fazemos lentamente - como em câmera lenta – ativamos também Iḍā nadī, a nadī da energia lunar, associada ao sistema nervoso parassimpático. Recomendamos, então, fazer a Saudação ao Sol lentamente, mantendo-se o máximo possível nas posturas de acordo com a capacidade pulmonar de cada um. Essa série consiste em doze movimentos principais, que sofrem variações de acordo com a linha de yoga.A série a seguir é baseada no hatha yoga da escola do Swami Sivananda:Inicie em pé, com a cabeça e o corpo alinhados e mantendo a respiração ujjayi. Os braços descansam ao lado do corpo, observando que os ombros devem estar afastados das orelhas, as escápulas pra trás, o peso do corpo distribuído igualmente pelos pés em tadásana inspire profundamente.


1ª Posição - Expire, traga as mãos unidas em frente ao peito os cotovelos estão abertos, concentre-se. Mantenha o alinhamento adquirido pelo tadasana, a abertura do peito, os ombros abaixados
2ª Posição - Inspire e suba os braços pelo centro do corpo, sem elevar os ombros e olhando para as mãos.Estenda a coluna pra trás sem forçar a região lombar, lembrando de manter a contração do baixo abdômen, abrindo bem o peito.Os braços estão alinhados com as orelhas
3ª Posição - Expire e flexione o tronco pra frente, levando as mãos na direção do chão, ao lado dos pés, dedos das mãos e dos pés alinhados. Caso suas mãos não toquem o chão, dobre os joelhos, cabeça relaxada e as mãos espalmadas no chão.
4ª Posição - Sem mover as mãos, inspire e leve a perna direita o mais pra trás possível, encostando o joelho direito no chão, abrindo o peito, olhando pra cima.O calcanhar do pé esquerdo deve estar apoiado no chão, o joelho esquerdo não deve ultrapassar a linha dos dedos do pé. NOTA: as pernas direita e esquerda se alternam, como iniciamos com a direita na próxima repetição, faremos levando pra trás a perna esquerda.
5ª Posição - Retendo o ar da ultima inspiração, levar pra trás a perna esquerda, mantendo o corpo em linha reta, sem levantar os quadris e sustentando o peso nos quatro apoios.Cabeça alinhada, nem olhando pra frente e nem pra baixo.
6ª Posição - Expire, encoste os joelhos no chão. Mantenha os quadris elevados. Sem mover o corpo pra trás, descer como numa flexão de braços, levando o peito no chão, entre as mãos. A testa apóia no chão também.Para iniciantes, se não for possível apoiar a testa, apóie o queixo.
7ª Posição - Inspire enquanto desliza o corpo pra frente até os quadris encostarem no chão.Abra o peito, leve a cabeça pra trás, pernas e quadris no chão. Ombros distantes das orelhas, cotovelos podem estar flexionados e atenção ao jogar a cabeça pra trás para não enrugar a testa.
8ª Posição - Expire, apóie os dedos dos pés e eleve os quadris o mais alto que conseguir.Empurre os calcanhares contra o chão, cabeça entre os braços e alinhada com a coluna.Não mude a posição das mãos nem dos pés.
9ª Posição - Inspire, traga o pé direito a frente entre as mãos, alinhando os dedos o joelho esquerdo toca o chão e a cabeça olhando para cima como na posição 4.
10ª Posição - Sem mover as mãos, expire trazendo o pé esquerdo a frente, ao lado do direito.Encoste a testa nos joelhos, como na posição 3.
11ª Posição - Inspire, alongando os braços pra cima e pra trás como na posição 2.
12ª Posição - Expire, trazendo os braços ao lado do corpo, retornando a posição inicial. Respire e relaxe, preparando-se para iniciar com novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

OSÍRIS - Ovos de Obsediana