MENOPAUSA/ANDROPAUSA...A vida é feita de ciclos, e cada mudança...

Ilustração: Gustavo Peres
menopausa como inícil
A vida é feita de ciclos, e cada mudança deve ser motivo de grande comemoração! No momento em que os hormônios diminuem, permitimos que nossas vidas mergulhem na sombra e na renúncia em vez de brindarmos a mais um movimento que nos aproxima da espiritualidade.
Menopausa é fim e começo… É o fim da fertilidade física. Os folículos acabaram, não há mais ovos. A produção hormonal do ovário faliu. O sangue pára de descer, mas a energia começa a subir em direção ao infinito. É, portanto, o começo da fertilidade cósmica, da vida regida para além dos ciclos mensais, da lua e das marés.
As energias que antes eram direcionadas para atrair um companheiro e gerar crianças ficam disponíveis para a exploração interior, o serviço à humanidade, a união com o divino.
A palavra Yoga vem da raiz sânscrita Yuj, que quer dizer unir. O objetivo final e primordial dessa técnica milenar é integrar corpo, mente e espírito em um contínuo único até atingirmos nossa totalidade. Torna-se, portanto, uma prática indispensável na vida de todas as mulheres que querem manter seu equilíbrio a partir de uma certa idade. Manter o corpo saudável, músculos fortes, coluna vertebral flexível são alguns poucos benefícios que a prática do Yoga nos traz neste momento de insegurança e de mudanças em termos gerais. Asanas e pranayamas nos permitem o massageamento de glândulas e plexos que vão prolongar a liberação hormonal dentro de sua normalidade. Hipófise, tireóide, paratireóides, pineal, supra-renais são pressionadas, distendidas, estimuladas para um bom funcionamento. Como se estivéssemos lubrificando nossa engrenagem para mantê-la sempre em bom funcionamento…
Além de permitir a manutenção de um corpo jovem , saudável e flexível, o Yoga proporciona o contato com nossa voz interior mostrando nesse momento uma espécie de nascimento no campo do espírito, o que merece celebração. Um aquietamento profundo que nos leva em direção ao autoconhecimento, ao autodesenvolvimento, à busca de nosso dharma(propósito de vida). Este deverá ser, portanto, um motivo de grande celebração em nossas vidas.
Agora a mulher é muito mais que uma fêmea em seu esplendor. Tem a chance de se libertar das expectativas e exigências alheias, de experimentar sua autêntica identidade. Aprendeu a dizer não e pode, corajosamente, livrar-se de tudo que já saturou, que já não cabe mais.
Ainda assim, ela deve se desapegar da tradicional definição de sexualidade.
Acontece que viver só um aspecto da dualidade é viver pela metade. Mulher e homem têm hormônios masculinos e femininos atuando em seus organismos, assim como têm aspectos psicológicos dos dois sexos.
A verdadeira integração de corpo, mente e espírito nos proporciona sabedoria suficiente para entendermos que com o declínio dos hormônios femininos, a ação dos hormônios masculinos é potencializada no corpo da mulher. Boa oportunidade para ela conhecer e amar seu homem interno, para fortalecer a determinação, a ação. Quando a mulher vai ao encontro de sua essência mais profunda, naturalmente ela ativa seu animus, a energia vigorosa, fundamental para perseguir os grandes objetivos.
Para responder bem a esse momento, é fundamental trabalhar a nossa totalidade, e não apenas o organismo. É preciso compreender que quem está na direção do veículo-corpo é o motorista-espírito. Podemos criar força e saúde, assim como doença e fraqueza. A escolha é nossa.
Chegou a hora de encarar o momento como um desafio criativo, uma chave para transformar negatividade em positividade, escuridão em luz.
Sábio é aceitar naturalmente as mudanças, fluir com elas, cooperando criativamente com o processo e usando os instrumentos disponíveis para tanto.
Na minha opinião, o “tripé da salvação” é formado por ter palavrinhas mágicas: “Yoga, Meditação e Ayurveda”. Siga-as e você será feliz, mesmo com menos hormônios!

Comentários

  1. Acho esse texto maravilhoso. estou na pré menopausa e sempre que algo não vai bem relacionado a isso, leio esse texto e sinto a grandeza do momento, namastê

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

OSÍRIS - Ovos de Obsediana