Meditação das cores através da respiração
Meditação das cores através da respiração

A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação.
É comumente associada a religiões orientais. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
- Prática de focar a mente em um único objeto. Nosso objeto aqui, são as cores.
É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.

Posição de lótus:
Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda.
A meditação é uma ótima prática para se obter um resultado eficiente e desejado dentro daquilo que se baseia num tratamento Cromoterápico.
Basta imaginar uma cor que se esteja necessitando num determinado momento e ao inspirar, imagine-se respirando a vibração dessa cor, através do ar que entra, preenchendo os pulmões, espalhando-a através deles para o corpo ou local.
Ao expirar, imagina-se que os efeitos das energias nocivas para o organismo vão sendo expelidas do nosso corpo; isso ajuda a restabelecer o equilíbrio e a harmonia desejados.
Se houver dificuldade para tal mentalização colorida, use a visualização inicial da cor necessitada com um estímulo externo, ou seja, uma lâmpada colorida, ou um objeto com a cor referida; observe-o alguns segundos , feche os olhos e mantenha a respiração regular, ou seja, imagina-se ao inspirar que você está cheirando uma flor de uma forma bem suave; e ao expirar imagine que você está soprando uma vela; você, consequentemente, põe mais força esvaziando bem os pulmões.

Esse exercício pode ser feito no momento de dormir por uns 10 minutos e através desse exercício, você estabelecerá um equilíbrio perfeito para seu corpo e sua mente, ativando pela respiração e cromoterapia seus chacras, os vórtices energéticos de seu corpo físico e energético!
Atualmente, há na medicina vários tratamentos que usam a luz.
********************************************************************************
COMO FUNCIONA A CROMOTERAPIA?
As ondas eletromagnéticas são forças importantes existentes na natureza. Elas influenciam no metabolismo, no crescimento, nas liberações dos hormônios e na dor. Os processos bioquímicos estão submetidos ao campo eletromagnético e à freqüência de onda. Irradiando determinado ponto do organismo com uma determinada cor, ou seja, determinado comprimento de onda, as células, pelo seu processo de ressonância, transmite aos órgãos de coordenação endócrina (glândulas endócrinas) no cérebro uma determinada informação. No instante que o cérebro recebe esta informação específica, relacionada sempre a um processo patológico mental ou físico, o cérebro “manda” está informação para seu destino, reequilibrando assim a harmonia das células. A razão para isto é que as freqüências das vibrações eletromagnéticas, mesmo a menor das partículas, se tornam efetivos no nosso corpo como informações. A Cromoterapia restabelece o equilíbrio e a harmonia do seu corpo, da mente, das emoções com o objetivo de manter o ser humano sadio.
Hoje a física moderna convenciona matéria como sendo uma forma de energia em estado de congelamento.
O homem é feito de matéria, sendo assim, todos os átomos e partículas subatômicas que constituem o corpo humano são também um tipo de energia congelada.
Isto significa que as pessoas poderiam ser consideradas como sendo complexos feixes de energia congelada e como toda energia vibra e oscila em diferentes frequências, então, pelo menos no nível atômico, o corpo humano é realmente constituído por diferentes tipos de energia vibratória.
Esta forma de pensar fundamenta diversas linhas terapêuticas. Uma delas é a Cromoterapia, técnica terapêutica que faz uso de estímulos sobre determinados pontos e/ou regiões do corpo por meio da aplicação de diferentes cores do espectro visível e não visível.

A cromoterapia não utiliza a Cor em si, mas sim, a freqüência eletromagnética que esta Cor representa e a informação que a mesma transmite.
O espectro de luz visível pode assumir diversas cores (desde o violeta até o vermelho), em função do comprimento de onda.
O Dr. Fritz-Albert Popp, físico, desenvolveu pesquisas na área de biofotons.
Escreveu um trabalho sobre a biologia da luz, onde demonstra cientificamente que todas as células de um organismo vivos são luminosas, e que se comunicam entre si e respondem à irradiação de luz e suas frequências.

Várias terapias, a cromoterapia e cristaloterapia se utilizam dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através de gestos , que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização do corpo e da alma.

" Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranqüilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração. " Coloque uma de suas mãos aberta em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local, mas à distância. " Sentar-se na posição de lótus - pernas cruzadas - tronco ereto - e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho.

" As cores e os cristais são formas visuais de estimulação do chakras. Utilize a pedra com a cor correspondente a do chakra e direcione suas vibrações.
Comentários
Postar um comentário