Thai Herbal Therapy - HERBAL MASSAGE

                                  HERBAL MASSAGE
     " O interessante procedimento Tradicional Thai                                         Massagem"



A Thai herbal é é uma das formas a ser aplicada a herbologia thai com sua Medicina Naturista. O efeito maior dessa receita tradicional da Escola de Loi Kroh School - Chiang Mai ( lembrado:existem muitas outras receitas e aplicação das" trouxinhas" ! vamos estudar, também!);  é carminativo e desintoxicação,       promove uma profunda  limpeza dos sistemas circulatório, linfático e excretor  
(pulmões,rins,intestinos e pele!). É muito interessante o resultado e relaxante a sensação do procedimento; é um clássico da Tradicional Medicina Thailandesa.



É indicado para tratar inflamações musculares, nervosas, dores difusas e localizada, fadigas, dores na coluna e ossos, cãimbras frequentes, estados de paralisias e insensibilidades devido a traumas e cirurgias e poderoso sedativo da dor em estados fibromiálgicos.






A thai herbal é aplicada após uma sessão de thai massagem bem vigorosa, pontuada e com foco no trabalho de intensa mobilidade das articulações para promover o deslocamento da sedimentação das toxinas nas mesmas.É um  tratamento intensivo de cura e purificação.





A Herbal Massage consiste em cozer no vapor, por pelomenos meia hora em fogo a 100* graus as trouxinhas de algodão puro, recheadas de ervas e variados ingredientes: ervas frescas, ervas secas, sal, raízes picadas e maceradas com óleos essenciais sementes e tubérculos; é aplicadas em rolamentos nas linhas SEN, em pontos marmas, nas articulações e com pacadinhas ou deslizamentos, é um trabalho bem sutil e primoroso; pode ser estudado com o paciente e circunstância a manipulação dos órgãos, feita a aplicação de forma delicada e precisa no abdomen. Promove uma movimentação energética profunda do sistema escretor.





Enquanto faz a massagem (entre 50 a 90 minutos) deixe as trouxinhas sendo cozidas no ambiente com bastante água e ervas aromáticas numa cuscuzeira ou panela elétrica com 2 pares de boulos, já vai climatizando o ambiente e aquecendo, pois vai ser bom se puder tirar o máximo de roupas, usar toalhas para r cobrindo e temperando a temperatura, sempre observando de deixar resfriar com choque de temperatura.






 O ideal é que permaneça pelo menos umas 3 horas sem tomar banho, caso o sal incomode ou deixe a pele ressecada, principalmente das brancas, finas e delicadas, pode atenuar a aplicação com toalhinhas de apoio, fazendo taponagem e envolvendo o corpo conforme faz a aplicação, no caso da pele "reclamar" começar a coçar ou arder, tome mais rápido o banho, antes de dormir (ou pelomenos se recolher). Manter resguardo e deixar a terapia ressoar, não tomar friagem.




 Pode, sim dar um pulo num lago até, mas depende, se o dia estiver muito quente, depois logo a seguir, se secar e colocar roupas secas, mas, vai "depender de tantas variáveis e tolerância individual" !!!! BOM SENSO é o que prevalece e não as regras impostas, são a presença e momento que nos conduzem!


 É uma delícia para ser aplicado dentro de sauna a vapor, fica na sua maior completude e potência, deve sempre ser feito com : atenção, critério e cuidado.





Precauções e situações a se observar alguma restrição :organismos mais sensíveis ou que estejam em período gestacional, pressão alta, feridas abertas na pele, cirurgias recentes, sensibilidade ou alergias a calor e sal,, uso de medicamentos fotosensibilzantes, alguns homeopáticos pois na receita tem cânfora que corta o pricípio ativo do medicamento ou faça sem a cânfora que é como eu prefiro, acrescento mais óleo essencial do óleo de plai (thai) que é canforado mas natural não em cristais sintéticos.




E lembrem-se essa fórmula que vamos compartilhar jamais deve ser aplicada acima dos ombros, JAMAIS o PESCOÇO E CABEÇA, é carminativo, para aumentar a liberação de toxinas profundas e na "central master": a cabeça, é só pureza... dá desconforto e dor de cabeça quando mal aplicado ou aplicado no pescoço e cabeça.


Veremos outras receitas com outros ingredientes e "ponto" de cozimento, mais levinhas, mais morninhas e com outros elementos que podem sim, ser aplicadas no rosto, cabeça, nuca. 





Mas essa foi feita a propósito de encerrar os dias de curas terapeuticas a que nos propomos quando vamos estudar e passar//receber em nosso sistema corporal as sabedorias naturistas dessas medicinas de ponta com a arte da alquimia natural e minuciosa, apesar da simplicidade é cheia de sofisticações...essa  receita além de ser a mais conhecida e reconhecida como patrimônio cultural da Cultura Thai, era a que cabia depois de tantos dias a receber thai yoga massagem !!!



                 corpos: físico,energético e espiritual  

Ahhh! lembrando, preste atenção em orientar a pessoa a receber a Thai herbal, tendo feito uma refeição leve e frugal, não é recomendado nem estar de estômago cheio demais, nem com fome...



       De sua colega aprendiz e promotora da        

           ervanaria/herbologia naturista Thai ! 

           BjOOMMMM e um  SALVE THAI´PIRA, da Cacau com gengibre !!!!






Ingredientes : 


* rendimento: 4 unidades grandes ou (2 grandes e 4 menores, eu prefiro)


* lembra do truque da touquinha de tnt? é prática e higiênica.






1- Ziginber: zingiber officinale   1kg  ralado ou picado bem miúdo 300 gr

preferencialmente bem fresco e primeiro corte, que seja tenro!

2- Canphor: Borneal canphor- N.O. Lauracae Cinnamonum Camphora 30gr ou 20 gotas   ou substituir pelo óleo essencial



3- Eucaliptus leaf - N.O. Myrtaceae - folhas de "eucalipto glóbulos" +- 30gr

existem muitas espécies, na dúvida use o óleo essencial

4-Tumeric - raiz de cúrcuma ralada ou micro picada 3 batinhas +- 100gr




5- Lemon Grass : Gramineae 100gr fresca ou 200 sêca

lembre de colocar na água de cocção é uma delícia, ótima para a limpeza e preparação do ambiente com aroma pungente e ativo, também ficam ótimas  as flores da lavanda, as folhas de eucalipto e citronela

6- Salt: sal grosso, preferencialmente marinho, não iodado 150 gr


7- Kaffir Lime Skin ; limão kafir é o de casca rugosa e verde ( 5 grandes ou 10 pequenos, só a casca ralada!)


( às vezes acho aqui na Liberdade, é difícil, costumo substituir pelas folhas do limão, mais fácil de achar, secas, são importadas!), ou pela casca do limão siciliano ralada, dá bem certo e fica muito gostoso, aromático e com óleo extremamente benéfico para as afecções da pele e circulação !




8- Sweet Flag Rizome da família N.O. Araceae 100 gr

*é um talo de um tipo de gengibre thai chamado também de phlai, costumo usar o óleo essencial (*e, usando  minha intuição, quando não tenho, invisto na arnica montana e capricho mais na cúrcuma pra compensar.)

9- Cinnamon Camphor (borneol)  N.O. Labiatae  canfora em cristais2 colheres de sopa.





PREPARO: Use preferencialmente ervas frescas de boa procedência, lave-as, selecione, seque, pique, macere no pilão se tiver; faça com alegria, em boa companhia... é diversão curativa e iluminada !!!!





 Acrescentar por último o sal e cristais de cânfora e os óleos essencias.

* Eu, como tenho pele sensível, fina e muito branquinha, sempre coloco só umas 100/200gr de sal, e umas 300 gr de aveia/linhaça/mandioca ralada crua, fica mais" cremosa"!



FEITIO:

Corte algodão puro, em quadrados de 50X50 cm, corte 2 a 3 mts de barbante, depende da graatura do fio.
Molde suas thai boulos herbal bem firme e com empunhadura bem durinha. 
Na hora de usar, cozinhe bem vapor de água perfumada e ervas frecas, aplicando após uma vigorosa sessão de thai yoga massagem.




 Tem  outras receita mais sucintas que são chamadas, nessa escola de :

"Fórmula1"

é assim, lá estão os ingredientes e quantidade:

1- Phlai (zingiber purpureum ) 100gr

2- Kafir Lime peel  100 gr
3- Waan por horn (Zigiberaceae)   100 gr
4- Wild Cinnamon   100 gr
5- Ta Khai Nam (Homonoia Ripária)   100 gr
6- Tamandarind Leaf   100 gr
7- Camphor  cistais 4 gr  



Fórmula 2 :


1- Tumeric   100 gr

2- Kra Chaai (Boesenbergia Rotunda)  100 gr
3- Pluak Kra Don (Careya Sphaerica)  100 gr
4- Phlai (Zigeber Purpureum)  100gr
5-Camphor  4gr



** E, lembrando que estudaremos as outras formulações e aplicações, que iremos estudar; os feitos com sementinhas, flores e sem a cânfora, gengibre e phlai que são os carminativos e vaso dilatadores muito fortes.





É sempre muito proveitoso quando fazemos em companhia de mais pessoas, é ótimo tratamento para parturientes puérperas, para pessoas convalescentes com dor ou gripadas, depurando/desintoxicando. Eu faço em grande quantidade e congelo, tirando conforme preciso, uso o mesmo par muitas vezes, entorno de 5/6, na mesma pessoa, higienizando o paninho e guardando na geladeira o invólucro de dentro, muito bem embalado


.
É bOOMMM otimizar  trabalho e empenho em escolher, comprar, selecionar, picar e confeccionar as trouxinhas e fazer várias deixando guardadas muito bem embaladas no congelador ! Coloque fita crepe com data e nome do proprietário ou dê para ele guardar/usar, mas só com "bula" de cuidado/atenção/competência! É forte e cheio de propriedades maravilhosas, quando bem aplicado.



 As pequenas"interferências" jamais podem comprometer a técnica e tradição, só a potencializam e trazem mais e mais práticas !!!! Nunca desrespeitando as tradições só as contemporizando/ adequando á conveniência e modernidade como o uso e nossas ervas, da panela elétrica, os óleos e congelamento, enfim eu sou mesmo mesmo a thai'pirinha a RHatinha Ritinha, alquimista, naturalmente xeretinha ...    BjOOMMMMM!!!!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

PANCS : plantas alimentícias não-convencionais