JOÃO SOARES E ROSA MUNIZ YOGA PARA CRIANÇAS CONSTRUINDO UM FUTURO DE LUZ E ETERNA ALEGRIA EM VIVER


É importante acreditarmos que as crianças podem se iniciar na meditação, mesmo que isso a princípio aconteça apenas por alguns minutos, ou até menos.
Muitas vezes a nossa mente, assim como a das crianças, vive em um turbilhão de pensamentos e desejos. E, nesse processo, não conseguimos nos observar e entender o que realmente queremos. Com excessos de desejos, criamos e acreditamos em nossos sofrimentos, valorizando cada vez mais a idéia de que TER é muito mais importante do que SER.
Proporcionar à criança a percepção de que existe um espaço interior, onde ela pode se recolher, buscar orientação e se conectar com um aspecto mais sagrado de si mesma, é também a função da meditação para crianças.
Geralmente os pequenos estão prontos para se iniciarem na meditação quando conseguem acompanhar uma história, mas é importante que eles percebam que isso não é uma obrigação.
Devemos deixar claro que acompanhar uma história, um relaxamento etc., ainda não é meditação, mas sim instrumentos importantes que ajudam a preparar a criança. Meditar é entrar em contato com o interior, ir além da mente, perceber o que acontece quando a mente silencia e algo se expressa.
Para os adultos, poderíamos chamar esse "algo" de Deus interior, Essência, etc. Para as crianças, chamamos de força interior.
Como sempre partimos do lúdico - a linguagem infantil - uma boa forma é utilizar as imagens que surgem com as histórias até o ponto em que o professor pode sugerir que a criança observe a força interior, ou o que ela observe o que pode perceber dentro de si.
A meditação oferece, comprovadamente, uma série de benefícios que acreditamos que se estendem também para crianças. Entre eles, podemos citar a diminuição do fluxo de ondas betas no cérebro, que estão relacionadas ao estresse, adrenalina e cortisol, além do auxílio no controle das reações impulsivas (cérebro reptiliano). Ao mesmo tempo, ajuda também o cérebro a trabalhar em ondas alfas que estimulam a criatividade, o aprendizado e um olhar mais holístico para o universo.
A meditação estimula partes do cérebro que estão relacionados à auto-estima, ou seja, também estimula a inteligência intrapessoal. No que diz respeito exclusivamente ao público infantil acreditamos que ajuda no combate ao déficit de atenção, estresse e hiperatividade e potencializa, assim como a prática de yoga, a concentração.
Se a meditação for praticada antes da aula de Yoga, ou fora desse contexto, sugerimos alguns alongamentos para preparar o corpo. As crianças podem sentar-se diretamente em seus tapetes ou podemos usar um cobertor ou uma almofada para elevar o quadril e ajudar a manter a coluna mais reta.
Escolhemos para vocês este mês uma de nossas meditações com a figura do mago que, em nossas aulas, já é conhecido pelas crianças. Esperamos que gostem e que possam praticá-la com seus pequenos!
Namastê.


O Cristal Mágico


Feche seus olhos e me acompanhe nessa jornada! Sinta seu corpo confortável, suas costas esticadas e seu rosto completamente relaxado.
Respire bem devagar como se seu corpo fosse um imenso balão a se encher. Solte o ar devagar como se o seu corpo fosse um imenso balão a se esvaziar.
Encha o balão.


Esvazie o balão.


Encha o balão.


Esvazie o balão


Agora, sua mente está tranquila e pronta para passear pelo mundo da imaginação!


Gostaria de lhe apresentar um amigo muito especial! Um antigo mago, que viajou por toda a Índia e aprendeu muitas coisas interessantes! Com suas barbas compridas e bochechas rosadas, sempre foi respeitado por todos, em todos os lugares do mundo, pois seus poderes mágicos, sua sabedoria e sua bondade já ajudaram muitas e muitas pessoas!
Ele traz com ele uma pedra, coloca em suas mãos e pede para que você a segure.


Sinta a pedra com suas mãos.


Toque, explore. Sinta sua forma. Sinta sua textura. Sinta sua temperatura.


Perceba se ela é lisa, quente ou fria, grande ou pequena. O Mago pede que você segure a pedra com as duas mãos e sinta tudo que você consegue perceber. Esta pedra foi criada pela Mãe Terra há muito, muito tempo atrás e traz dentro dela a força de todo este tempo: uma grande e poderosa energia!


Perceba que, ativada pelo toque de suas mãos, pelo seu poder pessoal, toda esta força se ativa, torna-se novamente viva. Sinta como a pedra brilha intensamente. Perceba que ela se transforma em um lindo cristal!

O cristal tem o poder de enviar energia para todo o seu corpo! Sinta seu corpo forte e vivo! Sinta seus pensamentos tranquilos e inteligentes. Sinta a força viva dentro de você.


Perceba que a energia de todas as coisas da vida também está presente dentro de você!
E sentindo toda esta magia dento de você, permaneça em silêncio... (pausa de alguns minutos)


Agora, perceba novamente sua respiração, seu corpo e vá retornando lentamente.
Namastê.


Tudo de bom para você. Tudo de bom para mim. Tudo de bom para todos nós!


Visite: www.yogacomhistorias.com.br
João Soares e Rosa Muniz Meditação para crianças Por: João Soares e Rosa Muniz

Atualizado em: 16/08/2011








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

OSÍRIS - Ovos de Obsediana

CUCRUTE O FAMOSO REJUVELAC - O FERMENTO DO REPOLHO