Pão Rustico delicioso da VEGANANA

Mais uma deliciosa experiência com os meus pães de fermentação  lenta. Desta vez eu assei na panela de ferro e o resultado foi incrível. O sabor do pão assado na panela de ferro e uma delicia. Casca crocante, massa fofinha... bom demais!
Não se assuste com tanto detalhe e fotos na descrição da receita. Fiz isto para facilitar a vida de quem se aventurar a fazer este pão. Gosto de detalhes, tudo bem explicadinho, as vezes passo dificuldade para chegar a um resultado satisfatório a ponto de compartilhar com vocês, mas podem ter certeza que estes detalhes e fotos vão facilitar muito para quem experimentar a fazer este incrível pão. Com certeza teria sido bem mais fácil para mim se tivesse tudo bem detalhado quando tentei fazer pela primeira vez.
 
 
 
 
Vou tentar explicar para vocês bem detalhadamente todos os passos para fazer esta maravilha de pão. É muito simples de fazer, basta tentar. Se não der muito certo da primeira vez, não desista. Tente novamente.
 
Para mim chegar a este resultado foi necessário fazer algumas vezes até conseguir chegar ao ponto de poder dividir a minha experiência com vocês.
Mas o bom de tudo é que eu sou persistente e tento novamente  até acertar o ponto e conseguir o que eu quero.
 
Como já falei no post do pão anterior da  Ciabatta, a grande vantagem deste pão e que qualquer um pode fazer com  a maior facilidade.
Não e necessário ter maquina de fazer p
ão e nem e preciso sovar.
Você pode se programar para assar o pão a noite, e deixar a massa fermentando o dia todo. Ou então, caso queira o pão para o café da manhã, prepare a massa a noite e deixe fermentando enquanto você dorme.
 
fermentação lenta é um processo muito saudável porque diminui o índice glicêmico da massa durante as horas de fermentação, além de diminuir também a quantidade de glúten.
Outra vantagem da fermentação lenta é que a massa fica com uma textura muito leve e deliciosa devido a pouca quantidade de fermento utilizado na receita. Quanto maior a quantidade de fermento mais pesada a massa fica e a digestão se torna mais difícil. Isto sem falar na deliciosa casca crocante...
 
 
 
 
 

 
 
Vamos a receita e o passo a passo para o preparo deste pão.
 
 
INGREDIENTES
 
- 2 xicaras de farinha de trigo comum
- 2 xicaras de farinha de trigo integral
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento biológico para pão
- 2 xicaras e meia de agua a temperatura ambiente
 
 
 
PREPARO
 
Planeje o seu pão com antecedência. 
Você deve preparar a massa e deixar fermentando de 8 a 12 horas. Quanto mais tempo deixar a massa fermentar, mais leve fica, melhor o resultado.
 
Em uma tijela grande de preferencia vidro ou cerâmica, misture os ingredientes secos primeiro. Depois acrescente a agua aos poucos misturando bem ate obter uma massa homogênea. 
Você pode usar uma espátula para fazer este processo.
 
Na realidade e bem simples e rápido de fazer. Basta apenas hidratar os ingredientes secos e a sua massa estará pronta.
Sem sovar, sem bater, sem nenhum esforço a não ser misturar.

Esta é a consistência ideal da massa após misturar os ingredientes. Tudo o que você deve fazer nesta fase da receita é hidratar os ingredientes secos com a agua apenas misturando com uma colher ou espátula e removendo o que gruda nas laterais da vasilha para que toda massa fique uniforme.

 

 
Depois que a massa estiver misturada cubra o prato com um filme plástico e deixe descansar em qualquer lugar de sua cozinha.
Em cima da mesa do balcão... onde for mais conveniente.
Este é o processo de fermentação lenta. Deve durar de 8 a 12 horas. 
Neste período a massa vai crescer e ficar bem aerada e leve.
Esta é  a aparência da minha massa depois de 8 horas fermentando.


 

Depois disto providencie uma superfície onde possa trabalhar a massa.
Pode ser uma mesa ou uma tabua como a que eu usei. 
Enfarinhe bem para a massa não grudar. 




Com o auxilio da espátula separe a massa do prato delicadamente.




Remova a massa da bacia com cuidado usando a espátula e coloque na superfície enfarinhada.
 
 
 

A massa é mole. Não se assuste, é porque está crescida e bem aerada, mas mesmo pode ser removida com facilidade da bacia.
 
 
 
  Não trabalhe muito a massa. Modele rapidamente. A massa de fermentação lenta não necessita e não deve ser trabalhada muito.




Então comece a modelar a massa em formato de bola.
Você pode fazer isto com uma espátula simplesmente dobrando a massa para dentro com o auxilio da farinha para não grudar.





Não tem necessidade de usar as mãos para modelar. Eu geralmente consigo fazer com a espátula. Faz menos sujeira e como a massa é bem mole, a tendência ao usar as mãos para modelar é que a massa grude muito nas mãos.  




Continue dobrando a massa para dentro com a espátula puxando a farinha junto quando fizer a dobra da massa. O objetivo é formar uma bolinha. 




Quando a bolinha estiver mais ou menos formada use as mãos enfarinhadas para terminar de modelar e continue puxando com a espátula para arredondar como mostra a imagem abaixo. Quando a bolinha estiver pronta apenas ajeite rapidamente com as mãos. 







Depois que a bolinha estiver formada, coloque um pedaço de papel vegetal na mesa ou onde estiver trabalhando, enfarinhe e remova a bola de massa com cuidado para cima do papel. Dê uma ajeitadinha na bola se este movimento fez com ela que perdesse o formato.

É bem fácil fazer isto porque a massa enfarinhada não vai grudar. 
Estou  passando para vocês a maneira mais fácil que eu encontrei de fazer, mas com a pratica você vai encontrar a sua própria maneira de fazer este processo. 




Uma vez que a bola estiver posicionada no papel vegetal enfarinhado, polvilhe mais farinha na superfície. 
Agora você pode simplesmente cobrir com uma toalha para deixar crescer.

Colocando o papel vegetal embaixo da massa facilita muito na hora de colocar na panela de ferro. Das outras vezes que eu fiz pão tive muita dificuldade de colocar a massa na panela, mas desta maneira foi super fácil. 

Eu resolvi colocar esta bacia grande porque queria acompanhar o processo de crescimento. Pelo fato de a minha bacia ser transparente  facilitou muito porque eu pude ver o crescimento da massa.
E o melhor de tudo é que da maneira que eu fiz, consegui manter a massa isolada e bem protegida para crescer. Inventei isto de ultima hora e adorei o resultado.




Vi em um vídeo no youtube  uma outra técnica que ainda não experimentei mas achei super interessante. 
Eles colocaram a massa para crescer dentro de uma frigideira redonda bem funda e bem untada. Simplesmente cobre com uma toalha e deixa crescer normalmente.
Na hora de colocar o pão para assar, a massa cai bem fácil dentro da panela porque a frigideira foi untada.
Fica a dica para quem quiser experimentar esta outra alternativa.

Então eu cobri com uma toalha grande para proteger melhor. Talvez nem fosse necessário, mas achei legal fazer isto. 




Deixei crescendo por 1 hora.

Passado uma hora de crescimento, eu coloquei a panela de ferro e a tampa no forno e liguei em uma temperatura alta de mais ou menos 240C ou 460F.
Marquei 30 minutos e deixei a massa protegida onde estava para crescer por mais meia hora enquanto o forno aquecia. 

NÃO unte a panela de ferro para colocar no forno!

O tempo total de crescimento da massa foi de 1 hora e meia. Cresceu muito e ficou cheia de lindas bolhas. 




Chegou a hora de colocar a massa na panela.

Muito importante usar LUVAS DE PROTECAO bem boas para manusear a panela quente. Todo cuidado é pouco para evitar queimaduras.
Com o auxilio das luvas remova a panela do forno, sem a tampa de preferencia. 
Eu coloquei a panela e tampa separadas dentro do forno para facilitar o manuseio quando estava bem quente. 

Coloque a panela em um lugar seguro. Em cima do fogão ou uma superfície que resista ao calor. Eu coloquei em cima da minha mesa porque é de pedra e não tem problema com calor. 
 
Com o auxilio do papel que estava em baixo da massa eu virei na panela com muito cuidado. Então eu fiz um corte em cruz na superfície da massa crescida. 
 
Confesso que quando despejei a massa na panela me apavorei.
Achei que não ia dar certo....   Ficou tudo torto e eu não tinha como ajeitar a massa por causa do calor da panela. Simplesmente deixei para ver no que ia dar....  quando não se pode fazer nada, melhor deixar assim mesmo, rsrsrsrs
 
Mas estou falando isto para vocês para que não se assustem se aparentemente nãoficar perfeito quando colocarem na panela quente.
Não se preocupe, no final sempre dá certo, por mais que pareça que não.

Então com as luvas e com todo o cuidado do mundo eu levei a panela de volta para o forno. Coloquei a tampa e fechei a porta do forno que estava super quente. Deixei assando por 30 minutos.
 
Gente, quando eu abri o forno e tirei a tampa da panela levei um susto!!!
O pão estava simplesmente maravilhoso!  Lindo demais, e eu super feliz!


 
 
Retirei a tampa da panela, abaixei a temperatura do forno e deixei assar por mais 15 minutos.
 
Esta fase final pode ser diferente dependendo do seu gosto.
Se você  gosta de pão mais escurinho, deixe os 15 minutos. Caso contrario 5 ou 10 minutos são suficientes.Com o tempo e experiência, você vai ver o que fica melhor, o que agrada mais ao seu paladar.
 
Pronto, o pão está assado e agora e só tirar a panela do forno com o auxilio das luvas e colocar em uma grade para esfriar. O pão sai bem fácil da panela de ferro. Não gruda nada. Tome MUITO cuidado com a panela de ferro quente.


   
 
O ideal é esperar pelo menos uns 20 minutos para cortar o pão. 
Eu não esperei, rsrsrsrs... cortei uma fatia na hora que saiu do forno. 
Estava delicioso demais! Casca super crocante, a massa com uma textura leve e o sabor..... nem te conto, só experimentando para saber mesmo!





A foto abaixo mostra uma faca de pão que eu comprei recentemente no site do Amazon. E maravilhosa e eu super recomendo. O preço é bom e vale a pena.

Corta as fatias de maneira uniforme e precisa. Não quebra na metade, as fatias ficam perfeitas. Fácil e muito segura de usar. 
No caso deste pão eu cortei ainda quente e a fatia ficou perfeita. 
Quem quiser ver e ter maiores informações, e só clicar aqui.

 



 
 INFORMAÇÕES  ADICIONAIS

Caso você não tenha uma panela de ferro, não se preocupe. 
Este pão pode ser feito em qualquer panela que possa ir ao forno, desde que não tenha alça de madeira, plástico ou borracha. O ideal é que a panela tenha tampa para que a casca fique mais crocante.
 
E se você não tem uma panela que vai ao forno, não se preocupe também. Pode fazer e assar em assadeira de pão normal, ou até mesmo em uma frigideira funda que possa ir ao forno.
 
Espero que tenham gostado da receita e que eu tenha inspirado vocês a fazer pão em casa. Se ficou alguma duvida e só escrever aqui ou na pagina  do facebook que eu respondo e ajudo na medida do possível.
 
Quem quiser mais informações sobre a fermentação lenta e só clicar aqui e  aqui.
 
 
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CREDITOS DE CRIAÇÃO.
OBRIGADA. 
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro