O SER E O EGO

Novamente me deparo com os Ensinamentos de Yama e seu aluno Nachiketas agora no texto : Há vida depois da Morte?
onde Nachiketas, que reperesenta o buscador da Verdade, na narração do Kafha Upashisad, um dos livros mais antigos que existem sobre realização espiritual, pertence a escola TAITTIRIYA : O Yajur Veda; consta de dois cantos, com três vallis(capítulos) cada. Data do primeiro milênio A.c., é a moldura para o encontro definitivo entre o mestre perfeito: a Morte; e o discípulo ideal: um jovem adolescente sedento de sabedoria.




PARTE  I - CANTO   III
Pedro Kupfer em Há vida depois da Morte ?
 Cadernos de Yoga, pg. 45 , Outono de 2004




O Ser e o Ego
[Yama, continua]:
"Na caverna secreta do coração, dois estão sentados á beira da fonte da vida. O Ego bebe as doces e as amargas águas, desfrutando as doces e rejeitando as amargas. O Ser bebe as águas doces e as amargas sem desfrutá-las, nem rejeitá-las.O Ego afunda nas trevas, enquanto o Ser mergulha na luz. Assim afirmam os sábios e aqueles que adoram os cinco fogos sagrados e o fogo tríplice e Nachiketas."




"Que possamos manter aceso o fogo de Nachiketas, que purifica o ego e nos permite atravessar o Oceano do mêdo em direção às margens do imperecível Brahman."


A Parábola do Ser e a Carruagem


"Imagine o Ser como o senhor de um carruagem realizando ua jornada. O corpo é a própria carruagem. O discernimeto é o cocheiro. A mente as rédeas."
"Os sentidos, dizem os sábios, são os cvalos, as estradas que eles percorrem, os labirintos do desejo.
Quando o Ser é confundido com o corpo, a mente e os sentidos, ele parece desfrutar o prazer e sofrer a dor."
"Quando falta ao homem discernimento e uma mente controlada, seus sentidos como bem treinados cavalos, facilmente respondem ao freio."



"Aquele que não tiver discernimento, que não tiver disciplinado sua mente, que não for puro de coração, não alcançara sua meta, ficando preso ao ciclo e mortes e renascimentos sucessivos."
"Aquele que tiver discernimento, mente disciplinada e pureza interior, alcançara a meta e nunca mais sofrerá nas garras da morte."


"Aquele que tiver o discernimento por cocheiro e controlar as rédeas da mente alcançará o fim da jornada, a união com o Onipresente." 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro