Obesidade é uma doença inflamatória




Para emagrecer é preciso primeiro desinflamar o organismo do indivíduo, dar oportunidade para o corpo, desinflamar, fazer uma desintoxicação profunda, tratamentos de : dieta alimentar individual e programada em várias etapas: desintoxicação e  vermifugação periódica, massagens terapêuticas, banhos curativos, sauna, hidroterapia, cataplasmas de argila e erbologia,  recorrendo a um arsenal naturopático vasto, que deve ser praticado por longo  período, o tratamento completo de reestruturação orgânica e reprogramação alimentar e postural, também a inclusão de hábitos saudáveis, atividades física branda e diária, leva aproximados 2 anos com acompanhamento multidisciplinar, empenho e um tantinho de disciplina e doses generosas de cuidar com amorosidade e perseverança  ... Muito mais fácil e mais gostoso o preventivo do que o remediador, um só trata e o outro vai curando...
 Vamos lá ao blá blá blá ao beabá da visão integrativa, vendo o panorama atual e onde podemos dizer sim ou não...


Nós usamos indiscriminadamente e inadvertidamente alimentos e produtos de higiene corporal, domiciliar e ambiental, água tradada quimicamente e envazada, agrotóxicos nos horti-fruti-granjeiros, hormônios e antibióticos , ministrados nos animais produzidos em grande escala e tudo em grande quantidade e combinados com os sentimentos negativos, medos, traumas e sentimentos negativos... tudo altamente tóxicos e em demasiado volume,. Sistemática e frequentemente somos expostos a muitos campos magnéticos, eletricidade, poluição atmosférica, sonora, ambiental e por aí vai...
Somos exigidos em atenção máxima no ambiente das cidades , no trânsito, nos relacionamentos, no trabalho e em todas as áreas e  papéis sociais, morais e espirituais, além de ter de suprir com ostentação o mundano e consumista padrão dos hábitos da sociedade primordialmente urbana ( toda a sorte de desejos de consumo e hábitos adquiridos da miscelânia da cultura globalizada, bagagem moderna tão valorizada e buscada!!!!) gerando estresse sem fim!!!
Deixamos de nos alimentar e comemos vários produtos xenobióticos (do grego xenos = extranho) e iatrogênicos (promotores de doenças), ou seja consumimos vários produtos que o organismo não reconhece. 
Respiramos metais pesados exalados pelos combustíveis dos automóveis e máquinas , que sobrecarregam glândulas , órgãos e sistemas do corpo, ingerimos conservantes, corantes, flavorizantes nas "comidas" ingeridas, nos produtos industrializados, todos : pães, leite e laticínios, enlatados, embutidos, congelados, refinado empacotados, semi-prontos, etc...  




Consumimos uma quantidade de proteínas animais diariamente e não mais esporadicamente; contaminadas de : pesticidas, germicidas,remédios prescritos em larga escala, além da vacinação e práticas da medicina convencional agressiva e invasiva, socorrista e remediadora, provocando impacto em todos os sistemas do corpo, principalmente no sistema auto-imune, desodorantes com alumínio, gorduras trans,  farinhas refinados rançosos e desvitalizados, grãos transgênicos ( até a cerveja no Brasil está sendo feita com milho transgênico) e com pesticidas e fungos, velhos armazenados de forma errada provocando várias alergias alimentares e a obesidade pois tudo o que o corpo não reconhece o sistema glandular vai "pondo de lado e estocando" para ser eliminado, por isso a importância de ajudar o corpo com  terapias diversas, acelerando o processo e amenizando  o modelo de privação alimentar, muitas das dietas radicais, podem até funcionar, porém os efeitos rebote não são nada bons e/ou permanentes, sugiro o caminho do meio, da moderação e do  cuidadinhos mimosos! 


Agora pergunto: quando daremos trégua ao nosso corpo e que qualidade de repouso, descanso ele tem nessas condições?

É urgente a mudança dos hábitos e consciência no consumo de tudo o que nos sustenta, alimenta, constitui, forma, satisfaz,reproduz, mantém a vida, nossa  vida e de nossos descendentes!
Convido a quem quiser e precisar aderir a comunicação não violenta e escolher a ecologia consciente e saúde e bem-estar integral, meditar e promover  as  micro mudanças no micro cosmo, reverberando no macro, individual e coletivamente... de dentro pra fora... de fora pra dentro! Desintoxicar, curar, desinflamar, fazer dieta higienista e terapias alternativas naturais , práticas de saúde e bem estar, ficando mais críticos e seletivos, abrindo olhos e coração, pedindo ajuda na mudança de hábitos, sentimentos, compras e digerir melhor o prazer , ter prazer de cozinhar, banhar, cuidadinhos de alma, como os da nossas avós, cuide-se, deixe-se cuidar!
Vamos voltar a se alimentar não se envenenar tanto? 


Você tem fome de quê?
...a dieta é um processo bem particular, tudo podemos, mas nem tudo nos convém e cada um a fase da vida tem suas demandas, dependendo do estágio demanda ir seguindo com primeiro grandes restrições e depois conforme vai curando e recompondo a saúde e disposição, vai se eliminando os tecidos adoecidos e inflamados pela má circulação e acúmulo de  gordura , aí sim podemos os dar ao luxo de pequenas "podres delícias" mas de vez em nunca porcarias e sempre comidinhas coloridas, curativas, afetivas cheias de propriedades texturas e sabores. Se nós permitirmos e cuidarmos o corpo se auto regula e nós vamos deixando de ter a fome oculta que nada mais é do que a subnutrição por consumo de ingredientes processados e contaminados, altamente viciantes.



Comer o sal certo, não o refinado a água de filtro sem plástico ou microrganismos, verduras, frutas, vegetais (quando não orgânicos deixar de molho numa solução de iodo- 5 gotas para cada 3 l de água, retira boa parte dos pesticidas e metais pesados usados em demasia, leva só meia hora  de molho e higienização, vale a pena o resultado) e ovos, queijos de preferência de produção local e doméstica, ter rotineiramente o caminhar e algum hobby, passatempo que inclua atividade física com prazer , fazer auto-massagem, receber massagem e terapias corporais que ajudam o organismo a se desintoxicar, bom sono e ar puro, respirar, suar, defecar e eliminar as toxinas metabólicas. 


Tudo é bastante simples simples e complexo, depende de seu ponto de vista e como você quer gastar seu tempo, dinheiro e escolher estar saudável e quando adoecer cuidar para se restabelecer. 


Segundo o IBGE :sobre consumo alimentar no Brasil, entre 1984 e 2003 observou-se que reduzimos o consumo de: 
ovos em 84%, 
peixes em 40%,
 feijões em 41%  ; 
arroz em 23%; 
 frutas, legumes e verduras em 67,5%. 

Aumentamos, em contra-partida, o consumo de refrigerantes em 400%, 
de embutidos (presunto, salame, frios e salsichas, linguiças,etc) em 300%,
 de laticínios em 100%;
 "alimentos prontos" em 82%.


Com esses dados, podemos avaliar o grande paradoxo a ser enfrentado. Voltarmos a ser verdadeiramente exigentes e banir do mercado a mentirosa fartura das prateleiras cheias de apetitosas e enganosas porcarias.E, some os padrões de imagem e padronização, ora bombado, ora de inanição ambos do mercado do adoecimento...  atingíveis ao preço de excessos e altos custos.  
Ou alimentar o ambiente interno de nosso corpo com o padrão iatrogênico, o do adoecimento por ser sistematicamente intoxicado de "coisas" que o organismo não reconhece. 

  E então, está iniciado  mais um novo aprendizado :              INFORMAÇÃO e CONSCIENTIZAÇÃO.

Queremos produtos orgânicos, alimentos de verdade, venenos de menos, menos estresse, mais cooperação, olho no olho, coração a coração, seres inteiros... Boas escolhas!


 Ah e lembrando, tudo isso com tesão devagar divagando e experimentando atentamente o que te alegra o que faz bem; senão nada tem valor, e tudo fica chato, com leveza e bom humor, se vai ao longe e sem rótulo mas com conteúdo; uns baixinhos outros rolicinhos, outros vara pauzinho outros já avantajados... cada um cuidando do "seu" excedente ou faltante, respeitando o prazer do Ser.


 Nós somos tudo o que entra não só pela boca... pele e sentidos, sentimentos , sensações... e tudo o que sai da bôca, como digerimos a vida e vamos formando nossa história cheia de  grandes vitorias e pequenas derrotas, no decorrer da existência, com mais qualidade e alegria, simplicidade, naturalmente...


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro