Probióticos, Prebióticos e Simbióticos...qual a diferença?



Saiba o que significa cada um desses termos, inclua esses alimentos em sua alimentação e tenha uma vida saudável.



O termo probiótico deriva do grego significando “pró-vida”, em contraposição a antibiótico (“contra a vida”). De acordo com a definição proposta pela FAO/WHO, são micro-organismos vivos que administrados em quantidades adequadas, conferem efeito benéfico à saúde do hospedeiro. Em outras palavras, em quantidades adequadas, eles auxiliam o funcionamento do intestino e aumentam a nossa resposta imunológica, nos protegendo de bactérias que possam fazer mal.

Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados e os mais conhecidos são os chamados lactobacilos.

Já os prebióticos são definidos como alimentos não digeríveis (fibras e amido resistente) pelo hospedeiro e que possuem um efeito bifidogênico (instensificam o crescimento de bactérias bifidogênicas – aquelas que estimulam o equilíbrio do sistema imunológico pelo fato de "controlarem, combaterem" as bactérias patogênicas presentes na flora intestinal). Além de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem reduzir a absorção de gorduras no intestino e, consequentemente, o colesterol total.

Fonte: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, leguminosas como soja, feijão, ervilha, hortaliças com talos e frutas com casca.


 E, os simbióticos são os que consumidos concomitante se beneficiam, a interação é benéfica aos dois ou mais elementos.
 Exemplos: pra absorver bem o ferro do feijão, consumir laranja ou limão na mesma refeição; as vitaminas A,D e E precisam de gorduras, são lipo-solúveis, e sol também, para serem absorvidas pelo organismo.

por: Camila Gomes- nutróloga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro