yoga e meditação ativa


Há um tráfego constante de desejos, memórias, ambições e sentimentos, em nossa mente. O fluxo de pensamentos é tão intenso e os nossos medos e preocupações são tantos que ela fica constantemente se preparando para o futuro, baseada em nossas experiências passadas. Esse é o estado não-meditativo.
A meditação ocorre quando o tráfego de pensamentos cessa ou não nos envolvemos com eles. Como se estivéssemos em uma estação de trem, sentados em um banco, apenas como espectadores, observando os trens que chegam e saem; os passageiros que embarcam e desembarcam. Por mais que os trens de pensamento passem por nossa mente, não entramos neles.
Meditar é tomar consciência do que fazemos, no momento em que estamos executando essa atividade, nossa respiração é o elo entre nosso corpo e nossa mente.
Às vezes, pode ocorrer que nossa mente esteja ocupada com uma coisa e nosso corpo com outra, com isso, a mente e o corpo ficam desunidos. Quando nos concentramos em nossa respiração, inspirando e expirando conscientemente, reunimos novamente a mente e o corpo, tornando-nos inteiros de novo.
Além disso a respiração nos mostra como pode ser simples meditar; desde lavar a louça, até mesmo andar, tudo pode ser meditação, desde que naquele momento estejamos com a mente alerta, vivenciando como protagonista a história da nossa vida.
Há muitas coisas agradáveis, porém não sabemos apreciá-las, pois nossa mente não está desperta. Quando estamos com a mente alerta, somos capazes de parar e valorizar o que temos.
Deixamos de reagir instintivamente, com base em nossos moldes mentais, e agimos conscientemente, dando o peso certo para cada questão. Por mais que os fatos “desagradáveis” existam, nossa maneira de enxergá-los pode ser diferente. Ao viver o momento atual de forma consciente, construímos um futuro consciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro