Saudação ao Sol
"Esta série de gentis movimentos que fluem em sincronia com a respiração yoguica é chamado em sânscrito de SURYA NAMASKARA (saudação ao sol). Essa seqüência de exercícios proporciona saúde, bem-estar, flexibilidade, concentra a mente, equilibra a respiração, estimula glândulas e hormônios e funciona como uma preparação para a prática de ásanas (posturas físicas do yoga), mas não é propriamente definido como um aquecimento. Muito importante durante o exercício manter a consciência na energia de Savitri (deus-sol), a energia da criação que anima seu corpo e todas as criaturas, além da respiração correta que deve ser sussurante (ujjayi pranayama) e a contração da parte inferior do abdômen. Essa saudação deve ser repetida de 6 a 12 vezes e tradicionalmente é praticada pela manhã bem cedo, de frente para o sol. Praticar respeitando os seus limites físicos e observando a importância de realizar essa prática com atenção à respiração. segue mais um pouco sobre a Saudação ao Sol.
O Sūryanamaskār é uma técnica de revitalização solar que tem como objetivo aumentar e fazer fluir dentro de nossos corpos a energia solar, a parte “ha” do Haṭha Yoga, a energia Yang. Pingala nadī, associado ao sistema simpático, é o canal da energia solar. Esta é a nadī que se ativa quando fazemos a saudação ao sol. Quando fazemos lentamente - como em câmera lenta – ativamos também Iḍā nadī, a nadī da energia lunar, associada ao sistema nervoso parassimpático. Recomendamos, então, fazer a Saudação ao Sol lentamente, mantendo-se o máximo possível nas posturas de acordo com a capacidade pulmonar de cada um. Essa série consiste em doze movimentos principais, que sofrem variações de acordo com a linha de yoga.A série a seguir é baseada no hatha yoga da escola do Swami Sivananda:Inicie em pé, com a cabeça e o corpo alinhados e mantendo a respiração ujjayi. Os braços descansam ao lado do corpo, observando que os ombros devem estar afastados das orelhas, as escápulas pra trás, o peso do corpo distribuído igualmente pelos pés em tadásana inspire profundamente.


1ª Posição - Expire, traga as mãos unidas em frente ao peito os cotovelos estão abertos, concentre-se. Mantenha o alinhamento adquirido pelo tadasana, a abertura do peito, os ombros abaixados
2ª Posição - Inspire e suba os braços pelo centro do corpo, sem elevar os ombros e olhando para as mãos.Estenda a coluna pra trás sem forçar a região lombar, lembrando de manter a contração do baixo abdômen, abrindo bem o peito.Os braços estão alinhados com as orelhas
3ª Posição - Expire e flexione o tronco pra frente, levando as mãos na direção do chão, ao lado dos pés, dedos das mãos e dos pés alinhados. Caso suas mãos não toquem o chão, dobre os joelhos, cabeça relaxada e as mãos espalmadas no chão.
4ª Posição - Sem mover as mãos, inspire e leve a perna direita o mais pra trás possível, encostando o joelho direito no chão, abrindo o peito, olhando pra cima.O calcanhar do pé esquerdo deve estar apoiado no chão, o joelho esquerdo não deve ultrapassar a linha dos dedos do pé. NOTA: as pernas direita e esquerda se alternam, como iniciamos com a direita na próxima repetição, faremos levando pra trás a perna esquerda.
5ª Posição - Retendo o ar da ultima inspiração, levar pra trás a perna esquerda, mantendo o corpo em linha reta, sem levantar os quadris e sustentando o peso nos quatro apoios.Cabeça alinhada, nem olhando pra frente e nem pra baixo.
6ª Posição - Expire, encoste os joelhos no chão. Mantenha os quadris elevados. Sem mover o corpo pra trás, descer como numa flexão de braços, levando o peito no chão, entre as mãos. A testa apóia no chão também.Para iniciantes, se não for possível apoiar a testa, apóie o queixo.
7ª Posição - Inspire enquanto desliza o corpo pra frente até os quadris encostarem no chão.Abra o peito, leve a cabeça pra trás, pernas e quadris no chão. Ombros distantes das orelhas, cotovelos podem estar flexionados e atenção ao jogar a cabeça pra trás para não enrugar a testa.
8ª Posição - Expire, apóie os dedos dos pés e eleve os quadris o mais alto que conseguir.Empurre os calcanhares contra o chão, cabeça entre os braços e alinhada com a coluna.Não mude a posição das mãos nem dos pés.
9ª Posição - Inspire, traga o pé direito a frente entre as mãos, alinhando os dedos o joelho esquerdo toca o chão e a cabeça olhando para cima como na posição 4.
10ª Posição - Sem mover as mãos, expire trazendo o pé esquerdo a frente, ao lado do direito.Encoste a testa nos joelhos, como na posição 3.
11ª Posição - Inspire, alongando os braços pra cima e pra trás como na posição 2.
12ª Posição - Expire, trazendo os braços ao lado do corpo, retornando a posição inicial. Respire e relaxe, preparando-se para iniciar com novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro