Thai Herbal Therapy - HERBAL MASSAGE

                                  HERBAL MASSAGE
     " O interessante procedimento Tradicional Thai                                         Massagem"



A Thai herbal é é uma das formas a ser aplicada a herbologia thai com sua Medicina Naturista. O efeito maior dessa receita tradicional da Escola de Loi Kroh School - Chiang Mai ( lembrado:existem muitas outras receitas e aplicação das" trouxinhas" ! vamos estudar, também!);  é carminativo e desintoxicação,       promove uma profunda  limpeza dos sistemas circulatório, linfático e excretor  
(pulmões,rins,intestinos e pele!). É muito interessante o resultado e relaxante a sensação do procedimento; é um clássico da Tradicional Medicina Thailandesa.



É indicado para tratar inflamações musculares, nervosas, dores difusas e localizada, fadigas, dores na coluna e ossos, cãimbras frequentes, estados de paralisias e insensibilidades devido a traumas e cirurgias e poderoso sedativo da dor em estados fibromiálgicos.






A thai herbal é aplicada após uma sessão de thai massagem bem vigorosa, pontuada e com foco no trabalho de intensa mobilidade das articulações para promover o deslocamento da sedimentação das toxinas nas mesmas.É um  tratamento intensivo de cura e purificação.





A Herbal Massage consiste em cozer no vapor, por pelomenos meia hora em fogo a 100* graus as trouxinhas de algodão puro, recheadas de ervas e variados ingredientes: ervas frescas, ervas secas, sal, raízes picadas e maceradas com óleos essenciais sementes e tubérculos; é aplicadas em rolamentos nas linhas SEN, em pontos marmas, nas articulações e com pacadinhas ou deslizamentos, é um trabalho bem sutil e primoroso; pode ser estudado com o paciente e circunstância a manipulação dos órgãos, feita a aplicação de forma delicada e precisa no abdomen. Promove uma movimentação energética profunda do sistema escretor.





Enquanto faz a massagem (entre 50 a 90 minutos) deixe as trouxinhas sendo cozidas no ambiente com bastante água e ervas aromáticas numa cuscuzeira ou panela elétrica com 2 pares de boulos, já vai climatizando o ambiente e aquecendo, pois vai ser bom se puder tirar o máximo de roupas, usar toalhas para r cobrindo e temperando a temperatura, sempre observando de deixar resfriar com choque de temperatura.






 O ideal é que permaneça pelo menos umas 3 horas sem tomar banho, caso o sal incomode ou deixe a pele ressecada, principalmente das brancas, finas e delicadas, pode atenuar a aplicação com toalhinhas de apoio, fazendo taponagem e envolvendo o corpo conforme faz a aplicação, no caso da pele "reclamar" começar a coçar ou arder, tome mais rápido o banho, antes de dormir (ou pelomenos se recolher). Manter resguardo e deixar a terapia ressoar, não tomar friagem.




 Pode, sim dar um pulo num lago até, mas depende, se o dia estiver muito quente, depois logo a seguir, se secar e colocar roupas secas, mas, vai "depender de tantas variáveis e tolerância individual" !!!! BOM SENSO é o que prevalece e não as regras impostas, são a presença e momento que nos conduzem!


 É uma delícia para ser aplicado dentro de sauna a vapor, fica na sua maior completude e potência, deve sempre ser feito com : atenção, critério e cuidado.





Precauções e situações a se observar alguma restrição :organismos mais sensíveis ou que estejam em período gestacional, pressão alta, feridas abertas na pele, cirurgias recentes, sensibilidade ou alergias a calor e sal,, uso de medicamentos fotosensibilzantes, alguns homeopáticos pois na receita tem cânfora que corta o pricípio ativo do medicamento ou faça sem a cânfora que é como eu prefiro, acrescento mais óleo essencial do óleo de plai (thai) que é canforado mas natural não em cristais sintéticos.




E lembrem-se essa fórmula que vamos compartilhar jamais deve ser aplicada acima dos ombros, JAMAIS o PESCOÇO E CABEÇA, é carminativo, para aumentar a liberação de toxinas profundas e na "central master": a cabeça, é só pureza... dá desconforto e dor de cabeça quando mal aplicado ou aplicado no pescoço e cabeça.


Veremos outras receitas com outros ingredientes e "ponto" de cozimento, mais levinhas, mais morninhas e com outros elementos que podem sim, ser aplicadas no rosto, cabeça, nuca. 





Mas essa foi feita a propósito de encerrar os dias de curas terapeuticas a que nos propomos quando vamos estudar e passar//receber em nosso sistema corporal as sabedorias naturistas dessas medicinas de ponta com a arte da alquimia natural e minuciosa, apesar da simplicidade é cheia de sofisticações...essa  receita além de ser a mais conhecida e reconhecida como patrimônio cultural da Cultura Thai, era a que cabia depois de tantos dias a receber thai yoga massagem !!!



                 corpos: físico,energético e espiritual  

Ahhh! lembrando, preste atenção em orientar a pessoa a receber a Thai herbal, tendo feito uma refeição leve e frugal, não é recomendado nem estar de estômago cheio demais, nem com fome...



       De sua colega aprendiz e promotora da        

           ervanaria/herbologia naturista Thai ! 

           BjOOMMMM e um  SALVE THAI´PIRA, da Cacau com gengibre !!!!






Ingredientes : 


* rendimento: 4 unidades grandes ou (2 grandes e 4 menores, eu prefiro)


* lembra do truque da touquinha de tnt? é prática e higiênica.






1- Ziginber: zingiber officinale   1kg  ralado ou picado bem miúdo 300 gr

preferencialmente bem fresco e primeiro corte, que seja tenro!

2- Canphor: Borneal canphor- N.O. Lauracae Cinnamonum Camphora 30gr ou 20 gotas   ou substituir pelo óleo essencial



3- Eucaliptus leaf - N.O. Myrtaceae - folhas de "eucalipto glóbulos" +- 30gr

existem muitas espécies, na dúvida use o óleo essencial

4-Tumeric - raiz de cúrcuma ralada ou micro picada 3 batinhas +- 100gr




5- Lemon Grass : Gramineae 100gr fresca ou 200 sêca

lembre de colocar na água de cocção é uma delícia, ótima para a limpeza e preparação do ambiente com aroma pungente e ativo, também ficam ótimas  as flores da lavanda, as folhas de eucalipto e citronela

6- Salt: sal grosso, preferencialmente marinho, não iodado 150 gr


7- Kaffir Lime Skin ; limão kafir é o de casca rugosa e verde ( 5 grandes ou 10 pequenos, só a casca ralada!)


( às vezes acho aqui na Liberdade, é difícil, costumo substituir pelas folhas do limão, mais fácil de achar, secas, são importadas!), ou pela casca do limão siciliano ralada, dá bem certo e fica muito gostoso, aromático e com óleo extremamente benéfico para as afecções da pele e circulação !




8- Sweet Flag Rizome da família N.O. Araceae 100 gr

*é um talo de um tipo de gengibre thai chamado também de phlai, costumo usar o óleo essencial (*e, usando  minha intuição, quando não tenho, invisto na arnica montana e capricho mais na cúrcuma pra compensar.)

9- Cinnamon Camphor (borneol)  N.O. Labiatae  canfora em cristais2 colheres de sopa.





PREPARO: Use preferencialmente ervas frescas de boa procedência, lave-as, selecione, seque, pique, macere no pilão se tiver; faça com alegria, em boa companhia... é diversão curativa e iluminada !!!!





 Acrescentar por último o sal e cristais de cânfora e os óleos essencias.

* Eu, como tenho pele sensível, fina e muito branquinha, sempre coloco só umas 100/200gr de sal, e umas 300 gr de aveia/linhaça/mandioca ralada crua, fica mais" cremosa"!



FEITIO:

Corte algodão puro, em quadrados de 50X50 cm, corte 2 a 3 mts de barbante, depende da graatura do fio.
Molde suas thai boulos herbal bem firme e com empunhadura bem durinha. 
Na hora de usar, cozinhe bem vapor de água perfumada e ervas frecas, aplicando após uma vigorosa sessão de thai yoga massagem.




 Tem  outras receita mais sucintas que são chamadas, nessa escola de :

"Fórmula1"

é assim, lá estão os ingredientes e quantidade:

1- Phlai (zingiber purpureum ) 100gr

2- Kafir Lime peel  100 gr
3- Waan por horn (Zigiberaceae)   100 gr
4- Wild Cinnamon   100 gr
5- Ta Khai Nam (Homonoia Ripária)   100 gr
6- Tamandarind Leaf   100 gr
7- Camphor  cistais 4 gr  



Fórmula 2 :


1- Tumeric   100 gr

2- Kra Chaai (Boesenbergia Rotunda)  100 gr
3- Pluak Kra Don (Careya Sphaerica)  100 gr
4- Phlai (Zigeber Purpureum)  100gr
5-Camphor  4gr



** E, lembrando que estudaremos as outras formulações e aplicações, que iremos estudar; os feitos com sementinhas, flores e sem a cânfora, gengibre e phlai que são os carminativos e vaso dilatadores muito fortes.





É sempre muito proveitoso quando fazemos em companhia de mais pessoas, é ótimo tratamento para parturientes puérperas, para pessoas convalescentes com dor ou gripadas, depurando/desintoxicando. Eu faço em grande quantidade e congelo, tirando conforme preciso, uso o mesmo par muitas vezes, entorno de 5/6, na mesma pessoa, higienizando o paninho e guardando na geladeira o invólucro de dentro, muito bem embalado


.
É bOOMMM otimizar  trabalho e empenho em escolher, comprar, selecionar, picar e confeccionar as trouxinhas e fazer várias deixando guardadas muito bem embaladas no congelador ! Coloque fita crepe com data e nome do proprietário ou dê para ele guardar/usar, mas só com "bula" de cuidado/atenção/competência! É forte e cheio de propriedades maravilhosas, quando bem aplicado.



 As pequenas"interferências" jamais podem comprometer a técnica e tradição, só a potencializam e trazem mais e mais práticas !!!! Nunca desrespeitando as tradições só as contemporizando/ adequando á conveniência e modernidade como o uso e nossas ervas, da panela elétrica, os óleos e congelamento, enfim eu sou mesmo mesmo a thai'pirinha a RHatinha Ritinha, alquimista, naturalmente xeretinha ...    BjOOMMMMM!!!!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro