Arcano para 05/03/2013 - Temperança


É um dia para nos entregarmos a atividades que nos tragam prazer, fluidez, arte, leveza, alegria, soltura, liberdade, criatividade, conviver bem, evitar discussões, evitar a irritabilidade, a impaciência, enfim fazer tudo que gosta de um jeito bem leve. 

A "Temperança - XIV" ou como denominou Crowley em seu tarot, "Arte", ou ainda a "Integração" do Zen Tarot,sejam os nomes quais forem, todos nos remetem à necessidade ou a possibilidade de integrar, juntar, balancear, dois lados. Que podem ser o masculino e o feminino, macho e fêmea, claro e escuro, quente e frio, enfim todos os lados da vida, que é regida pela dualidade. O Yin e o Yang, dos chineses, O Tao que integra esses dois lados. Para que possamos viver em harmonia.

A Dualidade é o modo de operar da Árvore do Conhecimento.

Lembram da história, Adão, Eva, Paraíso, Serpente, Maçã...? Árvore da Vida?
Será que então a árvore do conhecimento, a árvore do fruto proibido é a árvore da morte?
Conhecimento é igual a Sabedoria?
Sabedoria não é conhecimento aplicado, vivenciado, experimentado?




Todo nosso processo é voltar ao estado original, buscar a Árvore da Vida, que nos traz tudo que necessitamos! Inclusive a saída do plano da necessidade. E a tal Iluminação!
A entrada no plano de todas as possibilidades. E mesmo que não sejamos Iluminados, podemos frequentar o estado de Iluminação, até um dia, quem sabe, nos mantermos nesse estado "ad infinitum".

Quando conseguirmos integrar esses dois lados que a princípio são polaridades opostas numa Alquimia de Fogo Sagrado, alcançaremos esse estado de Ser Eterno de Bem Aventurança.
E quando vamos conseguir? Importa o Tempo?
O Tempo como conhecemos não é um estado Relativo?
Tudo que acontece, acontece em que momento?
O Agora não é o único campo de possibilidades para manifestarmos nossos desejos e anseios?

De toda forma é necessário o contraste para que possamos escolher de que maneira vamos operar neste mundo.

De uma forma prática este Arcano nos pede para entrarmos em equilíbrio com as forças da natureza, para evitarmos o Transtorno Obsessivo Compulsivo de nossas índoles desequilibradas.
Evitar tanto a depressão como a euforia, encontrar acima de tudo o "Caminho do Meio", nem tanto ao Céu nem tanto à Terra.
Inclusive nós somos esse meio, o meio pelo qual o Céu desce a Terra e que a Terra encontra com o Céu.

Exatamente no centro do peito, no coração, no Chakra Cardíaco, o centro da Comunhão, do Amor, da Consolação e da Integração.

Isso tudo para que possamos viver em harmonia em nossas vidas. Em nossos relacionamentos de amor, amizades e com pessoas do convívio, finanças, cultura, projetos, socialmente, espiritualmente, mentalmete, emocionalmente, no âmbito da realização pessoal e profissional, etc...


por Paulo Cavalcanti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro