Sessão de limpeza/leveza



Um programa de detox de corpo leve e alma limpa
 




Em algum momento, geralmente na passagem de um ano para outro, tem aquele dia em que a casa precisa ser limpa, mas limpa mesmo. Não a faxina semanal, ou o tira-pó diário, mas aquela limpeza profunda, de tirar as cortinas, arrancar os tapetes, jogar fora toneladas de papéis que se acumulam em estantes, gavetas, bolsos. De lavar o chão, os vidros e até as paredes. Trocar móveis de lugar. Doar roupas, sapatos, cobertores que vão ganhar utilidade e afeto em outras mãos. E depois da operação limpeza, tudo ganha vida nova. Sem contar que você, aliviado, sente a energia renovada quando se livra do lixo. Dá um bem-estar imediato!

Acontece que em algum momento é preciso transpor a sessão faxina para dentro de você. Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, muito além da licença poética, do âmbito das idéias. No sentido literal, físico mesmo. Livrar-se dos maus hábitos, eliminar as substâncias químicas do organismo, alongar os músculos, aprender a respirar profundamente – e com isso dar um chega para lá até em toxinas mais intensas, aquelas da alma, que contaminam sua mente, provocam cansaço, estresse, depressão. E convenhamos: se uma boa faxina doméstica é capaz de fazer maravilhas pelo seu humor e pela sua vitalidade, imagine o que não faz por você uma desintoxicação do organismo?

É isso que propomos aqui: dar um tempo para sua saúde. Fazer um programa de desintoxicação que pode começar aos poucos, em um fim de semana, à base de caldos, frutas, chás, alimentos purificadores. Relaxar, quem sabe receber uma massagem, se permitir parar o dia só para cuidados com o corpo e o espírito. Começamos com sugestões simples, fáceis de seguir, e de grande efeito purificador.

Com o tempo, você aprenderá a reconhecer os alimentos mais benéficos para o seu metabolismo em particular – afinal, há quem precise de mais líquidos, ou quem se sente melhor com determinadas frutas e ingredientes específicos –, e pode aprimorar seu programa pessoal de desintoxicação. Importante é limpar o corpo e recarregar as baterias.

Desintoxicar é se permitir pequenos luxos com você – luxos, na verdade, que são os mais simples possíveis: uma comida fresca, com pouco tempero; uma caminhada em um dia de sol bom; uma música que lhe traz um sorriso. Água, muita água. Uma vida mais simples e mais sábia – que a gente esquece que é tão fácil e inventa tanto.

 Detox – a começar pelo cardápio, cortando ou diminuindo café, álcool, frituras, açúcar, sal em excesso. Se você quiser prolongar a dieta desintoxicante, consulte um bom médico endocrinologista, ou um nutricionista para não errar no equilíbrio. Fundamental é mesmo a limpeza, o apuro da sensibilidade. Detox e sua alma fica leve.
 


Preparação
Prepare seu fim de semana detox a partir de quinta-feira, para o corpo acostumar-se aos poucos. Primeiro passo é tomar, ao acordar, uma xícara de chá – o verde é uma boa pedida – ou um suco verde, de hortaliças, ou vermelho, de beterraba. Essa será a sua primeira bebida do dia em todo o final de semana.

Evite, ao longo do dia, alimentos pesados, álcool, doces, biscoitos. Beba muita água – ao menos dois litros – durante o dia. E já saia para as compras do final de semana purificador: seu cardápio-limpeza deve ter muita água mineral, limões, frutas frescas (uvas ou maçãs são essenciais, mas leve também mamão, melão, maçã, manga, etc.) cenouras, aipo, legumes orgânicos da estação, arroz integral, alho, gengibre, azeite de oliva extra virgem.

Na listinha de compras, acrescente itens irresistíveis para os sentidos: velas suaves, flores, música (algo leve, como um jazzinho, ou clássicos, não precisa ser new age se você não curte), livros que lhe agradem. Você vai relaxar.

 


Sexta
Você já pode cortar proteínas pesadas como queijos, ovos, leite, carne. Reduza a quantidade de café, coma frutas no lugar de doces e biscoitos. Almoce saladas coloridas e um franguinho ou peixe no vapor. Na hora do jantar, salada ou sopa de legumes. Tente jantar bem cedo. Tome um chá de gengibre, escove sua pele com uma luva de crina ou escova antes do banho, mergulhe em sais de banho ou deixe a água escorrer no chuveiro, de leve. E cama.
 


Sábado
Relax absoluto. Alongue seu corpo. Bom mesmo é fazer posturas de Yoga, caprichando na respiração, mas se você não quiser começar isso agora, apenas estique-se. Pense coisas boas, preste atenção às suas emoções. Prepare um banho na banheira, ou faça um saquinho de ervas para pendurar no chuveiro – assim a água que cai vem com o perfume das ervas e a sensação é maravilhosa.

Hoje a dieta é séria: coma apenas um tipo de fruta ou legume (maçãs ou cenouras). Mastigue bastante, e coma várias porções ao longo do dia. E beba água, muita água, ou suco de maçã ou cenoura. Aí saia para uma caminhada leve, ou alongue-se. Leia um livro que lhe agrade, coisa calma. E vá para a cama cedo – antes, banho quente ou sauna, algo que relaxa ainda mais.
 


Domingo
Você já bebeu seu chá ou suco matinal. Tome um banho com óleos aromáticos, e faça uma saudação ao sol, alongando-se, relaxado. Coma uma salada de frutas sem açúcar. Tente meditar, sentando-se com as costas eretas, deixando a mente o mais livre possível. Se pintarem pensamentos demais – e com certeza pintam, quando você não está habituado a meditar – deixe que eles venham e se vão, sem esforço. Tente não se concentrar neles. Na hora do almoço, coma pedaços de frutas com iogurte natural. Depois, caminhe, de preferência em um parque ou junto ao mar. Jante cedo, um caldo de legumes, temperado com ervas, alho, um fio de azeite e limão. Não use sal, por favor. Se der fome demais, acrescente na sopa arroz integral ou uma batata cozida.
 


Segunda
A segunda amanhece leve – e o ideal é que você acorde sem pressa para poder fazer sua saudação ao sol e alongar um pouco. Escove a pele antes de um banho com óleos essenciais.

Repita o café da manhã e o almoço da sexta, beba os 2 litros de água habituais e, aos poucos, volte à rotina normal.
Alguma coisa mudou. Você está mais leve, mais limpo, mais puro. Gradativamente, incorpore esses hábitos saudáveis ao seu cotidiano. Tente desacelerar no cardápio, nos gestos, nos pensamentos. A vida fica mais mansa – e sua saúde agradece.

Assim como sua casa se transforma com a faxina, você vai se sentir outro. E já que mudou um pouquinho por dentro, mude por fora também: compre flores para casa, acenda velas ou incenso suave quando voltar do trabalho, acenda luzes indiretas, música calma.
 


Lassi refrescante

250 g de maçã fuji sem casca e sementes
100 g de framboesas ou qualquer fruta vermelha
100 g de iogurte caseiro
1 col. de sopa de mel ou ameixas sêcas
100 ml de água gelada
sementes de cardamomo, pedacinhos de gengibre ou algum verdinho também podem ser acrescentados à seu critério.

Leve tudo ao liquidificador e bata bem. Sirva bem gelado.

E siga mais leve, mais saudável, mais consciente e feliz?
Repita sempre que o corpo sinalizar estresse e fadiga, sobrepeso e itoxicação.
 


Suco da Lua
175 g banana
50 g de damasco seco ou outra fruta de sua escolha
suco de 1 limão
1 col. de sopa de sementes de chia ou linhaça
200 ml de água gelada
Leve tudo ao liquidificador e bata bem. 
Sirva natural ou gelado.

Por: Carla Pernambuco
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro