Vegueijo- queijo vegetal de macacheira ou batatinha

Esta receita foi baseada na do blog Vida Operária 

*** 

Ingredientes:
3 colheres de sopa de purê de batata inglesa¹ ou macaxeira² (Use açafrão para obter cor amarelada);
1 xícara de polvilho doce;
½ xícara de polvilho azedo;
3 colheres de azeite extra virgem; (Pode ser óleo misto ou creme vegetal. Sem leite ou derivados heim!)
1 colher de café de sal;
1 colher de café de tempero completo. (Alho + Sal);
Suco de 1/2 limão (grande).
Orégano (opcional)

Modo de preparo:
Num recipiente raso e largo misture tudo até que fique consistente. Unte uma vasilha com azeite e modele a massa nesse recipiente. Leve a refrigeração por pelo menos 2 horas antes de consumir. Usei uma vasilha de goiabada de 600 gramas para modelar.

Resultados:
– Com purê de batatinha inglesa:
Não chega a atingir uma consistência de queijo ou massa. Fica unido e sólido por pouco tempo. Esfarela e volta a forma de pó. Então, para usar no dia a dia usei água para reidratação.
Para um sanduiche, por exemplo: Use 2 colheres de chá de Vegueijo em pó para 3 colheres de sopa de água. Misture bem até ficar com consistência de creme. Nesse momento pode adicionar mais sal, e/ou outros temperos. Passe o creme no pão e leve a sanduicheira. Do mesmo modo pode ser usado em pizzas, lasanhas e etc.

2 – Com purê de macaxeira:
         Ficou com uma consistência maravilhosa enquanto “cru”... Ele quando misturado forma uma massa consistente e firme. Dá para modelar no formato que desejar, e assim vai ficar pelo tempo de consumo. Porém, não atingiu grande êxito no resultado do “estica-e-puxa”. Fica bom. E não precisa de água para consumir. Porém não o testei em pizzas. Pode ser frito em frigideira antiaderente.

Balanço: Preferi o com batatinha inglesa. Apesar de dar mais trabalho de toda vez que for usar ter que hidratar, o resultado é mais satisfatório. E dá-lhe uma liberdade de controlar a densidade, o sal e temperos para variar. Em termos de aparência ambos se assemelham durante os primeiros momentos. Depois o de batatinha esfarela e o de macaxeira se mantém firme.

Emoção: Estica e tem liga quando derrete. Foi aprovado por 10 de 10 pessoas que consumiram!

polvilho, também chamado de fécula de mandioca, carimã ou goma, é o amido da mandioca. O polvilho azedo é um tipo modificado por processo de fermentação e secagem solar, apresentando características bem diversas do polvilho doce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro