Thai Street Food from Bangkok

20.5.13









O primeiro post sobre Banguecoque, tinha que começar por aqui. A comida de rua na capital tailandesa é quase uma instituição. O primeiro impacto é sermos sugados por uma mistura estranha de cheiro a tubos de escape, com aromas de fritos exóticos. Nas ruas de Banguecoque a oferta é de tal forma gigante que chega a ser intimidante, e nem tudo o que nos é oferecido nos parece apetitoso à primeira vista. Temos que estar preparados para nos deixar ir e provar, ou não estivessem as viagens intimamente ligadas à maravilhosa capacidade ['corajosa']de nos entregarmos à gastronomia local.
Nos dias em que permanecemos na ruídosa e gigantesca cidade de Banguecoque, apenas uma vez comemos num restaurante [como o conhecemos no Ocidente]. Todas as restantes refeições, foram feitas assim, à beira-estrada, em mesas e bancos de plásticos, onde é imperativo não ter muitas exigências higiénicas e estarmos abertos a todas as possibilidades [sem medo de apanhar uma intoxicação alimentar, porque sejamos sinceros... corremos tanto esse risco numa barraca de rua como num restaurante chique].
Uma das melhores zonas para nos rendermos aos prazeres da comida de rua em Banguecoque é na zona de Sukhumvit Soi 38. Ali, não há muito trânsito, apenas uma pequena estrada principal que é ocupada apenas por clientes (a maioria moradores locais).
Quando não sabíamos o que pedir, copiávamos o que toda a gente estava a comer, e cedo percebemos que era a opção mais acertada. A comida de rua tem muitas vantagens: é barata, muito rápida, deliciosa e permite-nos estar em contacto com os locais.
De entre os muitos pratos e petiscos podemos encontrar noodles de todos os tipos e com diversos acompanhamentos, como galinha, caranguejo, porco, pato, ovo com wonton, mas também lulas, peixe frito, arroz com manga doce, dumplings de todas as espécies, pratos com ostras, barbecue de carnes, entre tantas outras possibilidades.
Entre outras zonas com boa comida de rua estão Chinatown (das nossas preferidas, e que vai merecer um post exclusivo), Silom Road, Soi Rambuttri e Banglamphu.
Comida de rua é comida real, preparada na hora e merece ser saboreada com as mãos, com vontade e com o paladar interdito a preconceitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro