GENGIBRE

                                                                     Gengibre


 Bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, o Gengibre é considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.
O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.
Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.



No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.



Uma das receitas mais famosas envolvendo o gengibre é indígena: limão, gengibre e mel é mundialmente conhecido. A maneira de fazer esta bebida saborosa é ferver na chaleira um pedaço da fatia de duas ou três polegadas de gengibre em tiras finas sem casca no equivalente a um copo de água, com uma colher grande de mel e meio limão espremido. É muito relaxante, e é excelente para curar um resfriado, além de que acaba com a coriza.
Gengibre é eficaz contra a náusea, pois faz bem para o estômago, e é comprovado cientificamente que limpa e dilui o sangue, afetando positivamente o coração e quase todos os órgãos nas outras partes do corpo. Outra: reduzir um punhado de gengibre a uma pasta grossa, e espalhar na testa ajuda a diminuir enxaqueca e dor de cabeça. Como tal, essa raiz funciona como um auxílio anti-inflamatório que ajuda a reduzir a dor articular também. É indicada para males no baço e intestino. É ótima para a digestão e para a queima de calorias.

Uma investigação dinamarquesa constatou que nenhuma substância sobre a terra é tão poderosa para digerir proteínas como a gengibre. Além disso é um antioxidante, antisséptico, e estimulante. Ajuda, inclusive, na cura de impotência sexual. Para curar dor de ouvido, embeba um chumaço de algodão com algumas gotas de óleo de gengibre e coloque no ouvido. As propriedades analgésicas vão agir rapidamente.

Um dos melhores lugares para se obter a raiz do gengibre é em uma loja de alimentos naturais, ou no supermercado. Mas depois de comprar uma raiz, poderá tirar um dos gomos e plantar sua própria gengibre na horta, ou num vaso. Tenha esse remédio natural poderoso em casa, também poderá ser usado como tempero, e deixar a comida mais gostosa!


Comentários

  1. Eu ando tomando um chá feito com limão e gengibre que está realmente me ajudando a emagrecer, são ótimos termogênicos e com tudo que você disse e com mais informações que peguei nesse site ac gora sinto que a minha dieta vai pra frente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

PANCS : plantas alimentícias não-convencionais