GENGIBRE

                                                                     Gengibre


 Bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, o Gengibre é considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.
O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.
Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.



No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.



Uma das receitas mais famosas envolvendo o gengibre é indígena: limão, gengibre e mel é mundialmente conhecido. A maneira de fazer esta bebida saborosa é ferver na chaleira um pedaço da fatia de duas ou três polegadas de gengibre em tiras finas sem casca no equivalente a um copo de água, com uma colher grande de mel e meio limão espremido. É muito relaxante, e é excelente para curar um resfriado, além de que acaba com a coriza.
Gengibre é eficaz contra a náusea, pois faz bem para o estômago, e é comprovado cientificamente que limpa e dilui o sangue, afetando positivamente o coração e quase todos os órgãos nas outras partes do corpo. Outra: reduzir um punhado de gengibre a uma pasta grossa, e espalhar na testa ajuda a diminuir enxaqueca e dor de cabeça. Como tal, essa raiz funciona como um auxílio anti-inflamatório que ajuda a reduzir a dor articular também. É indicada para males no baço e intestino. É ótima para a digestão e para a queima de calorias.

Uma investigação dinamarquesa constatou que nenhuma substância sobre a terra é tão poderosa para digerir proteínas como a gengibre. Além disso é um antioxidante, antisséptico, e estimulante. Ajuda, inclusive, na cura de impotência sexual. Para curar dor de ouvido, embeba um chumaço de algodão com algumas gotas de óleo de gengibre e coloque no ouvido. As propriedades analgésicas vão agir rapidamente.

Um dos melhores lugares para se obter a raiz do gengibre é em uma loja de alimentos naturais, ou no supermercado. Mas depois de comprar uma raiz, poderá tirar um dos gomos e plantar sua própria gengibre na horta, ou num vaso. Tenha esse remédio natural poderoso em casa, também poderá ser usado como tempero, e deixar a comida mais gostosa!


Comentários

  1. Eu ando tomando um chá feito com limão e gengibre que está realmente me ajudando a emagrecer, são ótimos termogênicos e com tudo que você disse e com mais informações que peguei nesse site ac gora sinto que a minha dieta vai pra frente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro