MANTEIGA CLARIFICADA : GHEE

 Ghee : É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.


 Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, diferem muito da manteiga em si. Quando o Ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o Ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.


O Ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.
 E para aqueles com alergias moderadas a laticínios, é uma parte integral da dieta.
Também é extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões.

 É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, e
 é lubrificante, aumentando a flexibilidade.




Fazer ghee é inventar um tesouro culinário e um tipo de meditação sobre a essência do leite e da vida



 O ghee feito da manteiga sem sal aquecida no fogo até que se clarifique e se divida em lactose (açúcar), leite, proteína e gordura. Sob o fogo baixo, a espuma é removida, e o açúcar e a proteína são separados em pedaços que afundam e depois são descartados.


 O que fica é um creme consistente e nutritivo, o ghee — um substituto para a manteiga ou óleo em qualquer receita. A fumaça começa quando a temperatura chega a 250 graus, e é perfeito para fritar ou refogar.
 O sabor forte é um ótimo tempero para tudo, de mingau de aveia a arroz, legumes refogados e cozidos. É delicioso espalhar sobre o pão, é livre de lactose e fácil de digerir.

Por toda a Índia, o ghee é um símbolo sagrado de auspício e um importante ingrediente nos armários de medicina, assim como nas despensas da cozinha. Mantido longe da luz solar e da umidade, o ghee pode durar 12 meses sem refrigeração, embora algumas pessoas gostem de mantê-lo na geladeira. Segundo o Ayurveda,  o ghee é usado como medicamento e como alimento. “É nutritivo e curativo. 
É considerado o alimento mais poderoso para aumentar ojas, a força vital da vida que existe dentro de nós.
Ojas é a essência de saúde e bem-estar”, afirma.

De acordo com Shah, o ghee aparece em todos os textos antigos, descrevendo o seu brilho e luz. No Mahabharata — o grande épico indiano que inclui o Bhagavad Gita —, o ghi é descrito como a essência fluida que sustenta o mundo. 

Nos textos védicos, o ghi é um tipo de metáfora para o Divino, diz o terapeuta ayurvédico Peter Malakoff, de Bolinas, na Califórnia. “Como o Divino está na criação e poderia ser considerado a essência disso, o ghiestá escondido no leite e é considerado a essência do leite”, explica. 

A batida certa

No Brasil, você pode encontrar o ghee em lojas de produtos naturais. Mas muitas pessoas preferem fazer sua própria manteiga, recomenda-se começar com manteiga orgânica, sem sal, para evitar a concentração de hormônios, pesticidas e antibióticos. 

Eu já tinha o leite, o primeiro passo era fazer a manteiga. Usando uma batedeira e uma tigela, ficava checando o creme a todo momento. De repente, o motor da batedeira fez um barulho estranho. O líquido estava todo espalhado na mesa e no chão. Fiz uma bagunça, sim, mas fiz minha manteiga. 

Bati umas 19 porções. Ouvi aquele chiado, sinalizando que a manteiga estava pronta. Não terminei até amanhecer e fui dormir leve, sabendo que a geladeira ficaria cheia de potes de manteiga fresca.

Coisa quente

As próximas duas noites são dedicadas a transformar a manteiga caseira em ghi. Enchi meu maior pote e levei ao fogo para derreter antes de a lactose e a proteína começarem a se separar da gordura. 

Durante o tempo em que a manteiga está no fogo, a única coisa que você tem de fazer é ouvir e observar. A manteiga pode fazer um barulho estranho de fritura, depois cessa. Enquanto cozinha, é importante resistir à tentação de mexer ou tirar a parte de cima. Se deixar a manteiga sozinha, mesmo que espume ou chie, a lactose e a proteína do leite se separarão naturalmente da essência dourada do ghee. Isso pode levar de 20 minutos a horas, dependendo da quantidade de manteiga.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro