MANTEIGA CLARIFICADA : GHEE

 Ghee : É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.


 Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, diferem muito da manteiga em si. Quando o Ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o Ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.


O Ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.
 E para aqueles com alergias moderadas a laticínios, é uma parte integral da dieta.
Também é extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões.

 É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, e
 é lubrificante, aumentando a flexibilidade.




Fazer ghee é inventar um tesouro culinário e um tipo de meditação sobre a essência do leite e da vida



 O ghee feito da manteiga sem sal aquecida no fogo até que se clarifique e se divida em lactose (açúcar), leite, proteína e gordura. Sob o fogo baixo, a espuma é removida, e o açúcar e a proteína são separados em pedaços que afundam e depois são descartados.


 O que fica é um creme consistente e nutritivo, o ghee — um substituto para a manteiga ou óleo em qualquer receita. A fumaça começa quando a temperatura chega a 250 graus, e é perfeito para fritar ou refogar.
 O sabor forte é um ótimo tempero para tudo, de mingau de aveia a arroz, legumes refogados e cozidos. É delicioso espalhar sobre o pão, é livre de lactose e fácil de digerir.

Por toda a Índia, o ghee é um símbolo sagrado de auspício e um importante ingrediente nos armários de medicina, assim como nas despensas da cozinha. Mantido longe da luz solar e da umidade, o ghee pode durar 12 meses sem refrigeração, embora algumas pessoas gostem de mantê-lo na geladeira. Segundo o Ayurveda,  o ghee é usado como medicamento e como alimento. “É nutritivo e curativo. 
É considerado o alimento mais poderoso para aumentar ojas, a força vital da vida que existe dentro de nós.
Ojas é a essência de saúde e bem-estar”, afirma.

De acordo com Shah, o ghee aparece em todos os textos antigos, descrevendo o seu brilho e luz. No Mahabharata — o grande épico indiano que inclui o Bhagavad Gita —, o ghi é descrito como a essência fluida que sustenta o mundo. 

Nos textos védicos, o ghi é um tipo de metáfora para o Divino, diz o terapeuta ayurvédico Peter Malakoff, de Bolinas, na Califórnia. “Como o Divino está na criação e poderia ser considerado a essência disso, o ghiestá escondido no leite e é considerado a essência do leite”, explica. 

A batida certa

No Brasil, você pode encontrar o ghee em lojas de produtos naturais. Mas muitas pessoas preferem fazer sua própria manteiga, recomenda-se começar com manteiga orgânica, sem sal, para evitar a concentração de hormônios, pesticidas e antibióticos. 

Eu já tinha o leite, o primeiro passo era fazer a manteiga. Usando uma batedeira e uma tigela, ficava checando o creme a todo momento. De repente, o motor da batedeira fez um barulho estranho. O líquido estava todo espalhado na mesa e no chão. Fiz uma bagunça, sim, mas fiz minha manteiga. 

Bati umas 19 porções. Ouvi aquele chiado, sinalizando que a manteiga estava pronta. Não terminei até amanhecer e fui dormir leve, sabendo que a geladeira ficaria cheia de potes de manteiga fresca.

Coisa quente

As próximas duas noites são dedicadas a transformar a manteiga caseira em ghi. Enchi meu maior pote e levei ao fogo para derreter antes de a lactose e a proteína começarem a se separar da gordura. 

Durante o tempo em que a manteiga está no fogo, a única coisa que você tem de fazer é ouvir e observar. A manteiga pode fazer um barulho estranho de fritura, depois cessa. Enquanto cozinha, é importante resistir à tentação de mexer ou tirar a parte de cima. Se deixar a manteiga sozinha, mesmo que espume ou chie, a lactose e a proteína do leite se separarão naturalmente da essência dourada do ghee. Isso pode levar de 20 minutos a horas, dependendo da quantidade de manteiga.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

PANCS : plantas alimentícias não-convencionais