LOUCOS POR LAVANDA

 Lavandula angustifolia

       fLavanda também conhecida como Alfazema

Características: A lavanda é facilmente identificada pelo seu aroma fresco e limpo, extremamente agradável. É originária das regiões montanhosas dos países mediterrâneos. Era muito conhecida pelos gregos e romanos, que utilizavam esta erva em seus banhos. O nome do seu gênero (Lavandula) é originado do latim “Lavare”, que significa lavar. Muito utilizada em banhos de purificação e como perfume. Pelo seu poder anti-séptico, foi amplamente utilizada na Europa durante a primeira e segunda guerra mundial para limpar ferimentos de soldados.
A lavanda é um arbusto de pequeno porte, que mede entre 20 e 60 cm de altura. As folhas são estreitas e alongadas e suas flores são de cor azul ou violeta.

Propagação: pode ser feita por sementes ou estacas de aproximadamente 15 cm de comprimento, retiradas de galhos novos, porém não muito frágeis. 



Cultivo: esta planta prefere os ambientes ensolarados, mas protegidos do vento. O solo deve ser bem drenado, arenoso, poroso e rico em húmus. Por isso recomenda-se afofar a terra se esta ficar compactada no decorrer do cultivo.
O espaçamento ideal entre as plantas é de 50 cm por 1m. É uma planta de fácil cultivo, pois resiste bem tanto ao frio quanto ao calor. Apesar de facilmente cultivável, às vezes é difícil obter a sua floração. A estimulação da florada ocorre quando a planta passa por um período de clima frio. As flores normalmente estão prontas para a colheita na primavera.
Não necessita de regas constantes. A irrigação deve ser feita preferencialmente nas horas mais frescas do dia. Após a floração, deve ser podada para estimular o desenvolvimento de nova brotação. Para obter o máximo do perfume que a lavanda pode oferecer, deve-se colher as flores logo que a planta começa a florescer.


Faça pequenos raminhos e coloque para secar em ambiente fresco e ventilado. Pode-se usar os ramos secos para perfumar gavetas e armários, bem como ambientes, quando usados em maior quantidade.
Se você escolher cultivar a lavanda em vaso, não deve misturá-la com outra planta.

Aplicações: A lavanda é sedativa, digestiva, anti-reumática, anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsâmica e inseticida. Utilizada para acne, bronquite, leucorréia, nervosismo, reumatismo, tosse, vertigens.
 colheres (sopa) de flores secas de lavanda na água quente. Deixe em infusão por uns 10 minutos e coe. Pode-se acrescentar 4 gotas de essência de lavanda, se desejar. Espere esfriar e coloque na água do banho. Pode-se conservar o líquido por 24 horas em frasco(s) fechado(s) - o banheiro ganha charme se o frasco for bonito. Essa pode perfumar ambientes, bastando acrescentar 2 colheres (sopa) de álcool ( para cada 1/2 litro ) e coloca-la num borrifador. Para essa finalidade, aconselho a fazer meia receita.

Os óleos essenciais de Limão e Lavanda são potentes colabores no processo de regeneração do fígado que, segundo Conceição Trucom quando saudável tem livre fluxo da energia total e do equilíbrio emocional, e na densidade e desequilíbrio: cristaliza a raiva, o ódio e as emoções primitivas. Não consegue praticar o bom humor e o perdão."

"O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como "o alimento mais fantástico da humanidade!"

Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e fartura em suco. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. Luz e Prana (energia cósmica) concentrados nesta fruta tão popular, acessível a todos, principalmente nós brasileiros, que vivemos num país tropical, ensolarado. E, para quem vive em países mais frios (carentes de sol), o limão é “o reservatório” de luz mais fácil de acessar.

No simples ato de ingerir o suco fresco de um limão acontece algo como colocar um “quantum” de sol dentro de nós, iluminando o nosso interno: cada célula, cada sombra, cada impureza.

Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação ...) e a memória. "



                                            ossui uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada nas pessoas mais flexíveis às mudanças, com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis. Nas pessoas que buscam compreender e perdoar. E mais, nas pessoas que praticam o bom humor, as brincadeiras, as risadas, o lazer e uma atividade física prazerosa e diária.

Metafisicamente, os distúrbios do figado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para se iludir e resistir às mudanças.

O excesso de colesterol e triglicérides interpreto como pensamentos e atitudes escorregadias, embassadas.
Os pensamentos agoniados, plenos de raiva e ódio são formas garantidas de adoecer gravamente o fígado.
O mau humor, que é um distúrbio da afetividade, tem sua morada num fígado intoxicado e doente.

As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura de um fígado doente, segundo Louise L Hay, no seu livro Cure seu Corpo (editora Best Seller) são: Liberto o passado e avanço para o futuro. Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado."
Limão e Lavandas - Aliados fortes para os cuidados do fígado e dos olhos.
"Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.

E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero até a vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é o órgão mais importante para o homem.





Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde citados acima (1 ou mais) poderá estar dando avisos, sinais de alerta. Mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida, a VISÃO, estará dando sinais gritantes: vamos buscar “enxergar” atentamente o que está apontando dificuldade.

Procure sim um oftalmologista, para avaliar a melhor forma de tratar os sintomas. Porém a causa, muito provavelmente está no sistema hepático. Ou seja, usar (ou mudar) os óculos, fazer uma cirurgia, poderá solucionar (temporariamente) os sintomas, mas não a CAUSA.

Importante diferenciar o significado de VER x ENXERGAR. O ver é superficial e raramente possibilita registro (arquivos, memórias) do que foi visualizado. O ENXERGAR é uma percepção em estado de alerta, de presença real e possibilita o registro do aqui e agora. O ENXERGAR costuma ir além do físico, capacitando percepções do que está oculto, o que se conhece como “intuição", "inspiração" ou "sexto sentido”.

 C. Trucom


Mel de Lavanda - Um Santo Remédio da Natureza.

"O mel aromático ou misturado com ervas medicinais, ajuda o organismo de forma natural a eliminar toxinas

Algumas propriedades do Mel ao contrário do açúcar refinado, utilizado como adoçante mas que facilita o acumular de gorduras, o mel ajuda a eliminar as toxinas favorecendo a digestão. Além disso:

- É um ótimo revigorante para pessoas cansadas e nervosas.
- É bom na prevenção e combate de gripes e constipações.
- O efeito expectorante combatendo a tosse, inclusive a de indivíduos fumadores.
- É bactericida, anti-séptico, anti-reumático, vasodilatador, diurético e digestivo, ajudando no tratamento de gastrites.
- Na sua utilização externa, o mel acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves.
- O mel aumenta o nível de antioxidantes no sangue.
- É um ótimo hidratante, servindo para limpar e nutrir a pele.
- É ótimo na revitalização do cabelo, mantendo-o sadio.
- Mastigar o favo de mel é excelente para o tratamento da sinusite e rinite.
- O mel é recomendado nos casos de incontinência urinária noturna das crianças.
- A ingestão de mel é recomendada com sucesso para cãibras.
- É um ótimo tonificante (tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos, anti-espasmódico, sedativo, etc.).

O mel pode ser usado na região para tonificar os chakras e se adicionado de ervas ou tinturas para efeito terapêuticodesde o Egito Antigo"
Dr. Francisco Vianna.

E tem mais, sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o MEL ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuroendócrina, mais serotonina, mais disposição e sensação de prazer na vida. Viva o Mel e suas dádivas de cura.



Bolo de Lavanda

3/4 de xícara de leite integral
1 colher de sopa de flores de lavanda
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal (113g)
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de raspas de limão
2 ovos grandes (usei 3 pequenos)

Misture o leite e a lavanda e leve ao fogo até começar a levantar fervura, desligue o fogo e espere esfriar em temperatura ambiente.
Bata a manteiga, açúcar e as raspas de limão até formar creme claro e fofo. Junte os ovos, um por vez e continue batendo em velocidade média.
Misture a farinha, fermento e o sal. Em velocidade baixa, acrescente a mistura de farinha alternado com leite/lavanda.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por 30 a 40 minutos.



Creme Brulê de Lavanda

Ingredientes para 6 pessoas:

500 ml de leite meio-gordo
100gr de açúcar
4 gemas
4 flores de alfazema
20gr de farinha Maisena (Amido de Milho)
açúcar para queimar o leite-creme

Preparação:

Levar o leite a ferver com as flores de alfazema dentro de um coador de chá e deixar depois em infusão durante 1 hora.
Numa taça, misturar bem o açúcar com a farinha e as gemas.
Adicionar depois, pouco a pouco o leite, mexendo sempre. Coar a mistura para um tacho e levar novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar.
Distribuir o leite-creme pelas tacinhas e deixar arrefecer.
Na altura de servir polvilhar as tacinhas com o açúcar e queimar com o maçarico de cozinha. Servir de imediato.





Açúcar de Lavanda

Misturar a lavanda com o açúcar e colocar em pote fechado por aproximadamente 4 semanas.
Uma alternativa é misturar os ingredientes no multiprocessador. Com certeza, o sabor da lavanda fica potencializado, mas eu prefiro o charme dos botoezinhos lilás contrastando com o branco do açúcar.
Adoce chás, limonadas, bolos, cremes e biscoitos.
 


Como já comentei outras vezes, a cozinha é um lugar onde se pratica pura alquimia, então é preciso saber dosar as quantidades das especiarias, cada qual com seu poder de aroma e sabor próprios, e a lavanda não é excessão. Ao se usar quantidade além da pedida na receita, corremos o risco de "mastigar perfume".



Biscoitos Amanteigados de Lavanda

200gr de manteiga amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar ( pode-se usar o aromatizado)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de raspas de limão
1 colher ( chá) de suco de limão
2 colheres(sopa) de flores frescas** de lavanda ou
1 colher (sopa) de flores secas de lavanda *

Numa tigela, bater a manteiga com o açúcar, formando um creme . Adicionar as flores de lavanda , o suco e as raspas de limão, misturar bem e juntar a farinha de trigo, misturando inicialmente com uma colher, e depois com as mãos, formando uma massa homogênea.
Embrulhar em filme plástico e levar à geladeira por 30 minutos, no mínimo, pois a massa precisa estar firme para ser manuseada.
Abrir a massa em superficie levemente polvilhada com farinha de trigo, com espessura de 0,5 cm e cortar em quadrados de 4 cm. Ao manusear a massa, polvilhe levemente com farinha de trigo por cima para não grudar.Colocar os quadrados em assadeira untada e forrada com papel vegetal ou papel manteiga e levar ao forno médio pré aquecido ( 325 F ou cerca de 160 C ) por aproximadamente 25 minutos ou até que as bordas dos biscoitos comecem a dourar.
Esfriar os biscoitos numa grade e guardar em recipiente fechado. Rende cerca de 48 biscoitos.






Taça de Alfazema e Laranja

Ingredientes.

700ml de leite de soja
60g de açúcar
4 colheres de sopa de alfazema
Casca de meia laranja
1 laranja partida em gomos
4 gemas de ovos
4 colheres de chá de farinha de milho fina

Modo de Fazer.

Descasque a laranja e tente remover o melhor que possa a parte branca da casca.
Numa panela funda, deite o leite, a casca da laranja, a alfazema e metade do açúcar. Deixe o leite ferver. Quando ferver, retire imediatamente do lume e deixe marinar durante pelo menos 15 minutos.
Numa taça, bata as gemas com o resto do açúcar até obter uma mistura macia, junte a farinha de milho e bata outra vez.
Passe o leite por um passador, tendo a certeza de que retirou completamente as cascas de laranja e a alfazema.
Aos poucos, junte o leite aos ovos misturando bem. Ponha esta mistura de volta na panela e deixe cozer em lume brando até engrossar e cozer a farinha.
Divida os gomos de laranja pelas taças e cubra com o creme.




Panna Cotta de chocolate com creme de Lavanda

O Panna Cotta de chocolate com creme de lavanda pode fazê-lo perguntar-se o que é que a lavanda esta fazendo numa receita, mas depois de provar, verá a combinação perfeita do sabor desta erva com o chocolate.

É certo que poucos trabalham a lavanda como ingrediente numa sobremesa, isso por conta da intensidade do sabor, que pode roubar a cena, e muitas vezes destruir o gosto dos demais componentes da receita.

Mas temos um segredinho para driblar essa situação, fazendo com que a sua sobremesa fique espetacular. Em vez de usar a lavanda fresca, basta usar as folhas secas, que poderá retirar de um sachê de chá.

Ingredientes:

1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
¼ de xícara de água
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite
1/3 de xícara de mel
240 gramas de chocolate amargo
1 copo de iogurte grego
200 ml de creme puro
10 g de chá de lavanda
Modo de Preparo:

Misture as folhas de chá de lavanda nos 200 ml de creme de leite. Deixe essa mistura passar a noite na geladeira.
Em seguida, numa tigela pequena, coloque a água, e por cima, polvilhe a gelatina. Reserve se mexer.

Em banho-maria, derreta o chocolate. Quebre a barra em vários pedaços para acelerar o processo.

Numa panela grande, sobre fogo médio, coloque a xícara de creme de leite para ferver com o mel. Quando levantar fervura, retire do fogo, e adicione o chocolate derretido.

Em seguida, acrescente a mistura de água com gelatina, e mexa com vigor, até que a gelatina esteja totalmente dissolvida. Coloque o iorgute grego, e mexa muito bem por mais alguns instantes.

Distribua o creme em taças, e deixe descansando por 20 minutos. Na sequência, passe para a geladeira por no mínimo 4 horas.

Antes de servir, coe o creme de lavanda, e bata ligeiramente (melhor bater com uma varinha mágica). Coloque uma colherada do creme de lavanda no topo da Panna Cotta.







Sorvete de Lavanda

Ingredientes:

3 xícaras de creme de leite
2 colheres de sopa de flores de lavanda secas
3/4 xícara de açúcar
4 gemas de ovo
2 colheres (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de água de rosas
Modo de preparo:

Misture o creme de leite e as flores de lavanda em uma panela. Leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo. Cubra e deixe descansar por 15 minutos no mínimo.
Em uma tigela média, bata o açúcar com as gemas até ficar espesso e claro. Acrescente a farinha, misture e reserve.
Coe o creme para remover as flores de lavanda.
Lentamente acrescente o creme às gemas batidas, misturando.
Volte a mistura à panela e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente com um fouet ou colher de pau, até que engrosse levemente. Cuidado para que não ferva (os ovos podem talhar).
Retire do fogo e passe por uma peneira para uma tigela limpa. Deixe esfriar completamente.
Acrescente a água de rosas. Cubra e refrigere até estar frio (ou de um dia para outro).
Coloque na sorveteira seguindo as instruções do manual. Quando estiver pronto deve estar macio, mas pronto para ser consumido. Para que fique mais firme, leve ao freezer por pelo menos 2 horas.
Dica: Para dar uma cor no tom da lavanda, você pode acrescentar corante alimentício roxo!



Muffins de Lavanda
Ingredientes:
200 g farinha sem fermento
75 g de açúcar
1 c. sopa de flores de lavanda seca para fins culinário
1 ½ c. chá de fermento em pó
pitada de sal
250 ml de compota de maçã
150 g manteiga amolecida
2 ovos
1 c. chá de extracto de amêndoa

1 Pré-aquecer o forno a 200ºC/Gás 6. Vai necessitar de duas tigelas, uma para misturar os ingredientes secos e outra para misturar a compota de maçã, manteiga, ovos e o extacto de amêndoa. Depois misture o conteúdo das duas tigelas mas não bata.
2 Coloque a massa dentro das forminhas de papel mas encha só até metade. Coloque no forno cerca de 20 minutos. Decore a gosto.



Bolachas de Lavanda e Limão

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga amolecida
4 colheres de sopa de açúcar.
raspa de 1 limão
4 colheres de sopa do sumo de limão
1 gema de ovo
200g de farinha
1 colher de chá de lavanda (no original 2 colheres de chá de alecrim fresco picadinho)
Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme.
Juntar a raspa de 1 limão, o sumo e a gema de ovo.
Amassar tudo, juntamente com a farinha e a lavanda (ou o alecrim picado).
Fazer uma bola com a massa, embrulhar em película aderente e levar o frigorífico por meia hora.
Estender a massa, cortar com um corta bolachas e levar ao forno cerca de 12 minutos a 180º. No meu forno com ventilação foram 8 minutos.



***************************************
              Arquivos copiados de: F. Robert, C. Tucon, F. Viana e mais...


 reproduzio por Cau Barra... calma e carinho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro