ERVANARIA CHARISTA


ERVANARIA CHARISTA



Abrindo o bauzinho da Maga, compartilho as  mais fáceis e carminativas dicas de receitinhas e seus truques, todas infalíveis, sutis e poderosas aliadas de bem-estar e desintoxicação do organismo, além de ser um ritual de prazer, uma pausa para regar seu corpo de benefícios inimagináveis

 Basta conhecer as propriedades da ervas para combiná-las de maneira adequada. Um chá pode curar uma dor de cabeça, resfriados, dores musculares, tosse, ou simplesmente relaxar. Chás também podem ser aliados para a beleza, funcionando de dentro para fora para deixar sua pele mais bonita, ou seu cabelo mais forte e brilhante.

As ervas na sua grande maioria podem ser usadas frescas, mas temos o hábito, pela facilidade, de usá-las secas, o que não é demérito. Quando processadas de forma correta, os óleos essenciais da planta ficam concentrados. Ademais temos as safras, épocas de maior abundância, quando elas devem ser colhidas e, depois de secas, podem ser armazenadas por um longo tempo, sem que percam suas propriedades.
 Também sugiro que as de sua preferência  cultive em pequenos vasos, assim  terá suas ervas sempre frescas.



Os chás, infusões e beberragens estão ganhando espaço na alimentação saudável. O consumo da bebida está associada a uma série de benefícios ao corpo, como:

Neutralização de radicais livres
Diminuição do mau colesterol
Fortalecimento de artérias e veias
Prevenção de cáries
Ação anti-inflamatória, antigripal e anti-vermes 
                                                             ************************************




Aí vai uma seleção de grande valia:

Se quer simplesmente relaxar depois de um dia estressante de trabalho, ou quer um sono repousante, coloque flores de lavanda numa xícara de água fervente, deixe por 5 minutos, e acrescente uma colherada de mel.
Para curar dor de cabeça, misture um ramo de alecrim com algumas flores de lavanda..
Deixe em infusão por 5, ou 10 minutos. Beba morno.

Para a insônia faça um mix de camomila, tília, funcho, e sabugueiro.
 Espere em infusão por alguns minutos, beba morno.

O melhor chá para constipação ou febre é feito com folhas de hortelã, gengibre e mel.
 Deixe em infusão por 10 minutos, e depois acrescente o mel.
 Se as condições forem acompanhadas de tosse, acrescente sálvia e anis.
Beba o mais quente possível.

Melhore a digestão, ou acalme dores no estômago, pode ser conseguido rapidamente depois de beber um chá de camomila.
 Se for uma dor muito forte, incorpore algumas folhas de hortelã.

Para dormir como um anjo, fica uma receita especial: 3 colheres de sopa de folhas de hortelã secas, 1 colher de sopa de flores de verbena secas, 1 colher de sopa de erva de gato seca, 1 colher de sopa de pétalas de rosas frescas. Misture tudo e coloque num copo de água fervente. Beba morno. O efeito é rápido, e muito eficaz.

                        ****************************



                      ERVAS DE PODER CARMINATIVO 
                 (EMAGRECEDORAS - DESINTOXICANTES) 

Há entorno de 67 espécies reconhecidas, existem as que ajudam a baixar o ponteiro da balança. Hajem eliminando as toxinas pela ação diurética e aceleram o metabolismo, grande aliadas do emagrecimento.
 A sensação de saciedade também é outro benefício das ervas.
 Determinados tipos são ricos em fibras solúveis e formam um gel que, ao cair no estômago e intestino, preenche os espaços, dando a impressão de saciedade.

O uso mais comum é em chás, uma vez que as flores e folhas das plantas precisam ser colocadas em água quente para liberar seus princípios ativos.
 Depois dessa preparação, a bebida pode ser tomada até fria. Mas não adianta tomar chá o dia inteiro e abusar de uma alimentação rica em açúcares e gorduras.
 O ideal é associá-las a um cardápio de baixas calorias para otimizar os efeitos.


 Veja algumas dicas de plantas e a forma correta de usá-las :

CARQUEJA : a barriga é a primeira a sumir
Ela regula as atividades intestinais e, assim, evitando a prisão de ventre.  Atua na quebra de gordura abdominal, onde há maior concentração de células adiposas (a gordura é eliminada pelas fezes). O corpo em geral dá uma murchada com a eliminação de líquidos.
 Como tomar: coloque 2,5 colheres (chá) de folhas de carqueja em 150 ml de água fervente, deixe em ebulição por alguns segundos e desligue o fogo. Tampe o recipiente, deixe por 10 minutos e coe em seguida.
 Beba 3 xícaras do chá por dia. 
Contraindicações: a carqueja não é indicada para grávidas, pois promove contrações uterinas, nem para hipertensos e diabéticos. A planta provoca queda de pressão.

LARANJA AMARGA : acelera a queima de gordura
São vários os compostos químicos que estimulam a taxa metabólica e auxiliam a perda de peso. A fruta contém pectina, fibra solúvel que provoca sensação de saciedade. No intestino, também dificulta a absorção de carboidrato, colesterol e lipídios, evitando o acúmulo de gordura. Sua casca contém sinefrina, substância que ajuda na queima de gordura.
 Como tomar: é preciso passar a casca da laranja amarga por um processo de maceração. Pique bem ou amasse-a com um pilão. Depois coloque duas colheres (chá) da casca macerada em 150 ml de água fria e deixe descansar por 24 horas. Coe a mistura em um tecido fi no.
 Tome 2 xícaras de chá por dia.
 Contraindicações: doses excessivas podem elevar a pressão arterial e alterar o ritmo cardíaco. Portanto, a laranja amarga não deve ser utilizada em demasia por portadores de doenças cardiovasculares.

GENGIBRE : poderoso moderador de apetite
O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, eleva a temperatura de nosso corpo. Isso acelera o metabolismo e provoca a queima de gordura. Também aumenta a saciedade e diminui o apetite, impedindo os excessos.
 Como tomar: o correto é fazer uma decocção. Coloque 2 colheres (café) de gengibre picado em uma chaleira com 150 ml de água fria. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 a 10 minutos.
 O recomendado é beber até 4 xícaras do chá por dia. 
Contraindicações: em excesso, o gengibre pode machucar o intestino. Se você faz uso de anticoagulantes, tem cálculo biliar, irritação gástrica ou hipertensão deve fazer uso moderado e ficar atento a qualquer desconforto, suspendeno o uso do gengibre.

CAVALINHA : para afinar e desinchar
Reconhecida por suas propriedades diuréticas, adstringentes e antiinflamatórias, a cavalinha diminui a retenção de líquidos, ameniza a celulite e é altamente desintoxicante. Ajuda a baixar a ansiedade, fator que dispara a vontade de comer, por isso, é excelente coadjuvante nos processos de emagrecimento.
 Como tomar: faça a infusão de 1 colher (sopa) de cavalinha (folhas) em 150 ml de água.
 Tome 1 xícara de chá 4 vezes ao dia.
 Contraindicações: não é recomendada para gestantes, pessoas com sensibilidade à nicotina (uma das substâncias da composição) e com insuficiência renal e cardíaca. O uso excessivo pode provocar irritação gástrica e no sistema urinário, diarreia, pressão baixa, taquicardia e ainda reduzir os níveis de vitamina B1.

ALCACHOFRA : tenha uma digestão mais tranquila
Altamente digestiva, auxilia na desintoxicação do organismo, especialmente do fígado, regulando a atividade desse órgão e acelerando o metabolismo. Colabora na digestão de gorduras, tornando-as mais líquidas e dificultando sua absorção pelo organismo.
 Como tomar: faça a infusão de 1 colher (sobremesa) de alcachofra (folhas) em 150 ml de água. Beba uma xícara de chá 3 ou 4 vezes ao dia. 
Contraindicações: pessoas com doenças da vesícula biliar e disfunções hepáticas.

Todas ajudam a prevenir doenças degenerativas ou crônicas, e até os cânceres por serem rejuvenecedoras celular; por serem alcalinizantes evitam cárie e gripe; aumentam o fluxo sanguíneo fortalecendo as artérias, melhorando significativamente a circulação e, ainda mais neutralizam radicais livres.




Dicas

Para aproveitar todas as propriedades benéficas do chá, é necessário tomar alguns cuidados. Veja dicas para desfrutar melhor os benefícios das infusões:

Guarde-o bem acondicionado em local fresco.
Para o chá verde, a água utilizada para a infusão deve estar um pouco abaixo do ponto de fervura.
Para prepará-lo, faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água.
Evite acrescentar açúcar. Além de  mascarar o sabor, pode em alguns casos comprometer os benefícios da bebida.
Procure consumi-lo o mais fresco possível e tamabém secar as suas ervas, guardando em local adequado para não criar fungos, ficarem velhas ou perdrem suas propriedades. O chá verde, por exemplo, deve ser tomado no máximo em até dois anos. Caso constate a presença desses micro-organismos, descarte a erva.
                                           

                               *************************

Mais sugestões de Infusões e Propriedades das Ervas:


Alecrim : Efeito estimulante e antioxidante. Indicado para o controle de tosse e febre.

Boldo: Indicado para o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais.

Camomila: Anti-inflamatória e analgésica. É relaxante e calmante e alivia a insônia.

Canela: Adstringente e antisséptica. Contra-indicada no caso de febre.

Erva Cidreira: Adstringente, antialérgica, antisséptica, tem efeito tônico no útero. Indicado como calmante e também muito usado para problemas gastrintestinais.

Erva doce: Digestiva, diurética e estimulante expectorante. Age contra a cólica de recém-nascidos e contra acidez estomacal.

Erva mate: Diurética e estimulante. Indicado para estimular atividades físicas e mentais.

Gengibre: Combate gases intestinais, náuseas, rouquidão e demais inflamações do trato respiratório.

Hortelã: Reduz gases e cólicas. Propriedades anti-espasmódica, antisséptica e calmante.

Sálvia: Anti-inflamatória. Indicado em casos de bronquite, amidalite, faringite e gripe.



NAMASTÊ!
"O Deus que Habita em mim, saúda o Deus que habita em você."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro