AROMATERAPIA e BANHOS de ERVAS



Tudo que traz bons fluidos e ajuda a recarregar as energias é sempre bem-vindo, imagine um banho de ervas que além de calmante também é benéfico a pele. A água é fundamental para o corpo e sobrevivência dos seres, assim o banho de ervas torna-se uma fonte vital para o ser humano. Se combinar a água com ervas medicinais de uma forma correta, seu uso pode ser muito mais do que um simples ato de limpeza, também um tratamento terapêutico para a saúde
O banho de imersão, feito com ervas, trabalha as energias negativas que o corpo absorve durante certo período do dia como cansaço, stress, irritação, entre outros. O interessante é que pode ser feito de imersão ou com a água do chuveiro de uma forma simples, mas muito gratificante.
O banho de ervas equilibra a aura, relaxa, age como calmante harmonizando o corpo e a mente. Outro atributo, é a energização: presença de novas energias através das substâncias puras e naturais que as ervas carregam. Ao entrarem em contato com a pele ela se renova, mas é preciso usar ervas frescas para melhor aproveitamento dos seus efeitos fitoterápicos no organismo.



Para banho de ervas no chuveiro, é só ferver a água com as ervas escolhidas e depois derramar pelo corpo: a água morna escorrendo relaxa e deixa uma sensação agradável. Visto que, as plantas possuem efeitos fitoterápicos, durante o banho entram pelos poros e atuam no organismo de forma positiva. O banho de imersão deve ser feito com água morna e durando no mínimo vinte minutos. Evite despejar na cabeça, apenas do pescoço para baixo.
Pode usar ervas variadas para o banho como: hortelã, alecrim, melissa, alfazema, malva e flores em geral. Escolha a composição que mais te agrada e assim desfrute de momentos especiais só seus, garantindo suas energias recarregadas. É possível repetir o banho de ervas até três vezes por semana bem como escolher ervas diferentes para manter certo equilíbrio.



                                 Dicas básicas para se fazer um banho de ervas:

Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho. Você pode também fazer uso dos óleos essenciais, caso não tenha acesso às ervas frescas, tendo os mesmo benefícios, nos ´leos a concentração do poer terapeutico é garantida, sendo também muito prático para ser levado em viagens.



 Na aromaterapia ambiental esses poderes são de mesma valia, podendo ser usada a ifusão ou óleo essencial no difusor.
  



CAMOMILA - Os resultados desse banho você nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes. 

HORTELÃ - Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante. 

ORÉGANO - Você conhece mais como tempero, mas ele também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas. 

ALFAZEMA - O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce. 



SÁLVIA - Erva de efeito antiinflamatório , que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa. 

FLOR DE LARANJEIRA - O banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados. 

MELISSA - Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.





                                                     Para cada óleo, uma função:

Na prática da aromaterapia, são utilizados três tipos de compostos: os óleos essenciais, os vegetais e as essências sintéticas.

Os primeiros são aromas destilados retirados da natureza que agem de forma terapêutica, já que atuam diretamente na memória olfativa do paciente. Já os segundos são utilizados para diluir os essenciais, pois esses são muito concentrados.

Por fim, as essências sintéticas são aquelas industrializadas, que imitam as naturais, mas sem o mesmo efeito. Com elas, o tratamento tende a demorar mais para funcionar, apesar de ser possível desfrutar de uma sensação de bem-estar imediata.

Se ao fim do dia você sente cansaço mental, tensão e diminuição de produtividade, talvez seja o momento de recorrer à aromaterapia. Ela ainda ajuda a amenizar fobias, regula o sono e conserva os níveis de concentração.




No corpo, o tratamento melhora a circulação sanguínea, atuando como uma espécie de drenagem linfática natural. Assim, ele também ajuda a eliminar as toxinas do organismo, deixando-a mais bonita. Dores musculares, nas articulações e distúrbios hormonais são outros problemas constantemente eliminados pela técnica.

A aromaterapia age, inclusive, em um dos sintomas comuns do stress: a depressão. Suas propriedades naturais acalmam, aliviam o nervosismo, a tristeza e o pânico, elevando a autoestima. E, quando aliada à meditação, ela ainda amplia níveis de consciência espirito.







Quem pratica a aromaterapia sente os benefícios no corpo e na mente. Além do relaxamento, os componentes naturais possuem propriedades analgésicas, digestivas, descongestionantes, diuréticas, antissépticas, antidepressivas e até bactericidas. Há outras ainda que estimulam o sistema imunológico, ajudam na cicatrização de feridas, atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios.

A técnica também traz benefícios para a casa, com essências que afastam insetos e refrescam roupas.

No caso da massagem, a aromaterapia funciona como tratamento dermatológico. Existem óleos que protegem, regeneram, desintoxicam e hidratam a pele, proporcionando um efeito calmante e, ao mesmo tempo, estimulante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro